Prefeito tem como meta levar o esporte para todos
Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br
O prefeito de Sorocaba, José Crespo, determinou ao secretário de Esportes e Lazer, Simei Lamarca, que desenvolva uma rede de atenção ao esporte amador, que gere condições para os atletas treinarem e que crie um complexo esportivo de primeiro mundo com baixo investimento.
À frente da secretaria desde o final de janeiro, Simei Lamarca não é daquelas pessoas que param ao esbarrar em algum obstáculo. Em sua primeira experiência no Poder Público, Simei ainda está descobrindo os caminhos para chegar à população com um trabalho sólido e angariar parcerias para efetivar suas ideias. Para quem sempre trabalhou em equipe isso não tem sido difícil. Como um capitão de time campeão, o respeitado ex-jogador de futsal e empresário com programas bem-sucedidos de qualidade de vida, logo conquistou os funcionários da sua secretaria e aos poucos foi conhecendo a estrutura e as atividades que estão sob sua responsabilidade.
Seguindo a meta do prefeito, desde o começo do ano ele vem promovendo a revitalização dos centros esportivos, buscando a realização de ações conjuntas com outros secretários, como Jessé Loures (Meio Ambiente) e Fábio Pilão (Conservação, Serviços e Obras). “Eles têm sido parceiros de primeira linha. Também conto muito com o Hudson Zuliani (Gabinete Central), que tem nos orientado sobre como devemos caminhar pra efetivar nossos projetos”, disse o secretário.
Foi também de Simei, em conjunto com o secretário de Planejamento e Projetos, Luiz Fioravante, a iniciativa de retomar e desburocratizar a construção da Praça da Juventude, projeto que surgiu a partir de estudo e solicitação da Associação de Moradores da região do Piazza de Roma. O mesmo bairro, em região próxima, tem outro projeto que foi apresentado à Prefeitura de Sorocaba e encontrou em Simei e Jessé Loures seus principais defensores: o Parque Linear.
Construídos o Parque Linear e a Praça da Juventude, a região do Central Parque e do Piazza de Roma devem ganhar um dos maiores conjuntos ou complexos esportivos, culturais e ambientais do Brasil.
Além de cuidar dos projetos para o futuro, Simei está criando ou ampliando as condições para que os programas já existentes no âmbito do esporte local possam se desenvolver mais ainda. Foi assim com a reabertura em horário integral dos centros esportivos aos finais de semana, com as novidades que foram aplicadas ao campeonato varzeano e ao Cruzeirão, torneio local de futsal, e a atenção às equipes paraolímpicas e ações esportivas para a terceira idade.
Aos poucos o secretário vai ganhando de goleada um jogo em que quem vence é a população.
Tags:Centros Esportivos, Esporte, Revitalização, simei lamarca
