Prefeito recebe comitiva chinesa interessada em tratamento de esgoto
Por: Carlos Lara - calara@sorocaba.sp.gov.br
Depois da cidade de Wuxi, cujos representantes estiveram em Sorocaba no início desta semana, o prefeito José Crespo – ao lado da primeira-dama Lilian Crespo, e de secretários municipais – recebeu nesta sexta-feira (01) uma delegação de Nanchang, cidade de 5 milhões de habitantes, localizada no leste da China, cujo maior interesse nessa sua segunda visita a Sorocaba é o sistema de tratamento de esgoto desenvolvido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
“É uma honra e alegria receber mais uma delegação chinesa e esperamos que todos os integrantes possam aproveitar ao máximo a visita e as informações e conhecimentos que vieram buscar”, enfatizou José Crespo, na recepção à comitiva de seis pessoas integrantes do governo municipal de Nanchang, chefiada por seu vice-prefeito.
Após a troca de presentes e lembranças entre os representantes das duas cidades, e de um almoço no próprio gabinete no sexto andar do Paço Municipal, os integrantes da delegação chinesa se dirigiram à Estação de Tratamento de Esgoto S-1 (ETE S-1), onde acompanhados de diretores, engenheiros e técnicos do Saae, conheceram todo o processo desenvolvido na maior unidade de tratamento de esgoto do sistema, responsável pelo processamento de 44% do total de esgoto produzido em Sorocaba.
De acordo com o chefe da delegação chinesa, o interesse pelo sistema de tratamento desenvolvido em Sorocaba surgiu depois de tomarem conhecimento do fato de não ser utilizado produtos químicos no processo, que encarecem os custos em Nanchang, motivo pelo qual não conseguem chegar a altos percentuais de tratamento.
Na ETE S-1, que trata 700 litros de esgoto por segundo, e nas demais ETEs de Sorocaba, o processo utilizado é o aeróbio, cuja decomposição da matéria orgânica contida no esgoto é realizada por micro organismos proliferados em tanque de oxigênio.
Além da S-1, Sorocaba possui as Estações de Tratamento de Esgoto S-2, Pitico, Itanguá, Aparecidinha, Ipaneminha e Quintais do Imperador.
Participaram também da recepção à comitiva chinesa os secretários Ronald Pereira da Silva (Recursos Hídricos), Luiz Alberto Fioravante (Planejamento e Projetos), Robson Coivo (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda) e Eloy Oliveira (Comunicação).
