Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeito-pannunzio-recebe-alunos-do-mit/
Acessado em: 30/11/2025 - 04h16

Prefeito Pannunzio recebe alunos do MIT

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio recebeu, na tarde desta quinta-feira (28), quatro alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em seu gabinete. Estudantes do último ano de doutorado do MIT, Jason Mandein, Vicky Chen, Dao e Munaf Kachwala, desenvolveram, em parceria com a Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Facens) e a empresa sorocabana Splice, um projeto de mobilidade para o trânsito de Sorocaba.

Os jovens desenvolveram a primeira fase do projeto no próprio instituto e no início de janeiro vieram para o Brasil para finalizá-lo, coletando informações locais. Nas últimas três semanas, eles conheceram a estrutura da Urbes – Trânsito e Transporte e do Centro de Controle Operacional (CCO), além de coletarem informações de campo (vias).

Em companhia do diretor da Facens, Paulo Carvalho, os alunos fizeram a apresentação do projeto ao prefeito. Pannunzio agradeceu aos jovens pela contribuição, elogiando a percepção, em apenas três semanas, dos problemas que afligem o trânsito sorocabano e as soluções propostas. “O trabalho de vocês mostra o quanto podemos desenvolver, melhorar. Cumprimento-os pelo excelente trabalho e juntamente à Urbes vamos analisar a viabilidade”, disse o prefeito, destacando ainda as parcerias que a Prefeitura mantém com Facens e Splice.

Conforme destacou Paulo Carvalho, a Facens já havia desenvolvido em 2014 outro projeto em parceria com o MIT. Neste segundo trabalho, a opção foi pelo tema mobilidade, com objetivo de melhorar a segurança e o fluxo do tráfego não só em Sorocaba, mas nas outras cidades onde a Splice é responsável pelos sistemas de controle de velocidade.

Eles explicaram que os radares inteligentes operados pela Splice estão distribuídos por várias vias da cidade. Detectam todos os carros que passam, não somente aqueles que excedem a velocidade permitida.

Carvalho ressalta que o projeto dos alunos do MIT ajudou a entender como trabalhar esses dados. Uma das propostas é um painel onde se tem informações reais e instantânea do trânsito das principais vias, com previsão de acidentes. “Se o trânsito começa a diminuir de repente, começa a ter congestionamento fora de hora, há o alerta imediato para a situação, podendo a Urbes tomar as medidas para evitar que piore, ou que chegue a provocar um acidente. Isso contribui para o fluxo do tráfego”, explicou.

Também estiveram presentes Renato Gianola (presidente) e Roberto Bataglini (assessor), da Urbes; Luciano Formaggine e Renato Dota, da Splice; e Giovanna Sanches, assessora de assuntos internacionais da Prefeitura.