Prefeito José Crespo visita Instituto para treinamento de cães-guias

Por: Comunicação Urbes

Prefeitura, por meio da Urbes, contribui com uma das etapas do treinamento

O prefeito José Crespo e sua equipe foram conhecer o Instituto Magnus, responsável por treinamento de cães-guias e que é parceiro da Prefeitura de Sorocaba, nesta quarta-feira (20). A sede da Instituição está localizada em uma estrada vicinal de Salto de Pirapora, em uma fazenda coberta por natureza.

Há 5 meses nasceu o Programa Cão Guia, com o objetivo de atender e principalmente suprir uma parte expressiva do país com 7 milhões de pessoas com alguma deficiência e não mais de 200 cães em atividades para ajudá-las. Em Sorocaba, de acordo com a de Igualdade e Assistência Social, são cerca de 15 mil pessoas com algum tipo de deficiência visual e na região metropolitana o número chega a 54 mil.

Tamanha necessidade, só reforça a importância do Instituto na preparação de cães-guias. A equipe conta com instrutores, psicólogos, veterinários, tratadores e outros especialistas, dispostos a melhorar a inclusão e mobilidade dos deficientes visuais na sociedade. O instituto investe em infraestrutura e é responsável pela maioria das etapas de formação do animal e do seu usuário.

O treinamento do cão e a entrega ao seu usuário são os últimos passos de uma longa jornada, que inclui dezenas de famílias voluntárias que entregam seu tempo e amor em prol da causa. Conhecidas como famílias socializadoras, estas pessoas acolhem os filhotes por aproximadamente um ano, expondo-os a uma rotina diária de atividades imprescindíveis. Entre elas o uso de transporte coletivo, visitas a espaços públicos, experiências de mobilidade urbana, convivência com outros animais e crianças.

A parceria com a prefeitura é realizada por meio de uma das etapas do treinamento. O transporte coletivo da cidade recebe rotineiramente as famílias socializadoras, sempre com apoio técnico do Instituto, que treinam o animal para o embarque e desembarque. Os veículos, como rege a legislação, tem espaço destinado a eles, que é sinalizado. “Nós precisamos expor o animal às situações diárias, como andar de ônibus. Esta etapa ás vezes é rápida, muitas vezes é mais demorada levando alguns dias de treinamento, depende muito do cão. Para nós esta abertura que a Prefeitura, por meio da Urbes, é essencial para sucesso do treinamento”, conta Tiago Pereira, diretor do Instituto.

Durante a visita, a equipe da Prefeitura conheceu as instalações e passo a passo do trabalho que o cão passa, antes de ser adotado. Um tempo que pode levar até dois anos. “Estou encantado com esta estrutura. Esta empresa está de parabéns pela responsabilidade social. Eu espero como prefeito de Sorocaba fazer mais por este Instituto. De alguma forma, contribuir com este trabalho que é totalmente de graça. Estamos estudando a melhor forma para isso”, disse José Crespo.

Para se cadastrar para adquirir um cão-guia ou para se tornar um socializador, basta acessar o site: https://www.institutomagnus.org/.

Também estiveram presentes na visita os secretários: Antonio Valdir Gonçalves Filho (Segurança e Defesa Civil), Cintia de Almeida (Igualdade e Assistência Social), Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos) e Luiz Alberto Fioravante (Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes).

 

Motoristas do transporte coletivo vão passar por treinamento

Para dar mais suporte aos deficientes e os cães-guias que utilizam o transporte coletivo, a Urbes- vai receber um treinamento do Instituto sobre como atender este público. “ Nós ficamos muito felizes em poder atender este instituto, bem como os cães-guias, para este importante treinamento. Nossos veículos garantem a eles o espaço que eles precisam para serem transportados. Vamos reforçar esta ação com nossos motoristas e garantir que tanto os treinamentos realizados, como as viagens que estes cães farão com seus usuários, sejam da melhor maneira possível”, revelou Luiz Alberto Fioravante, secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes- Trânsito e Transporte.

 

Treinamento em transporte coletivo é pauta de programa de TV em rede nacional

O trabalho de treinamento dos cães guia vai ser abordado em um programa veiculado na Rede Globo, com cobertura nacional. A equipe do programa Caldeirão do Huck esteve em Sorocaba, no terminal São Paulo, nesta terça-feira (19), para registrar como o cão é treinado dentro de um transporte coletivo. Na gravação, a equipe que veio do Rio de Janeiro viajou no ônibus acompanhado de um deficiente visual e de um cão-guia. Toda a estrutura para a gravação teve o apoio dos funcionários da Urbes – Trânsito e Transportes e dos funcionários do terminal. A matéria ainda não tem data definida para ir ao ar.

Muito Mais Por Sorocaba!

Tags:,