O prefeito José Crespo, acompanhado do Secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Flávio Chaves, visitou a Associação Pais e Amigos dos Excepcionais de Sorocaba (Apae), para conhecer a instituição e traçar parcerias que possam melhorar a qualidade do atendimento aos cidadãos.
Durante a visita, elaborada pelo vereador Silvano Jr., o prefeito se reuniu com os gestores da Apae, conheceu as colaboradoras da saúde, educação e assistência social, também passeou pelo espaço, conhecendo os alunos, e discutiu assuntos que possam beneficiam os munícipes dependentes dos serviços da entidade.
“Este governo tem a visão de que para atender a população, nós precisamos firmar parcerias, precisamos nos unir a entidades e afins, para poder alcançar nossos objetivos. Eu conheço e admiro o trabalho da Apae há mais de 20 anos, então, estamos juntos na caminhada”, destacou o prefeito José Crespo.
O presidente da Apae Sorocaba, Gerson Machulis, disse que a visita do prefeito à entidade é uma grande oportunidade para eles enquanto instituição, pois, alinhar os assuntos frente a frente com o gestor da cidade, “sem ruídos”, é “essencial para que os projetos que a Apae tem, para contribuir com os munícipes, aconteçam efetivamente”.
Vale ressaltar que, em maio deste ano, um novo contrato entre a Prefeitura de Sorocaba e a Apae foi assinado, beneficiando 170 crianças, 50 assistidos a mais do que preconizava o primeiro contrato, para ter o direito ao Serviço Especializado de Habilitação e Reabilitação para pessoas com Deficiência Intelectual e Física, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sobre a Apae
A Apae de Sorocaba é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 19 de Setembro de 1967 por iniciativa de um pequeno grupo de pais de pessoas com deficiência intelectual, visando possibilitar condições adequadas para o desenvolvimento de seu potencial proporcionando sua inclusão, participação e realização pessoal na sociedade.
Atualmente são prestados atendimentos nas áreas de, assistência social, saúde e educação, tendo aproximadamente 370 famílias atendidas, das quais os assistidos, passam por vários programas e projetos oferecidos gratuitamente, defendendo seus direitos, apoiando as famílias e articulando-se com a comunidade.