O prefeito José Crespo recebeu na tarde de sexta-feira (22), em seu gabinete no 6º andar do Paço Municipal, o presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Manga, que entregou um relatório sobre doenças renais. O documento expõe a necessidade de investimentos e ações para melhorar o atendimento de pacientes renais, bem como formas de cobrar o Governo do Estado e o Ministério da Saúde quanto às soluções para problemas envolvendo esse público.
Durante a reunião, foram expostas algumas pautas à Secretaria de Saúde (SES), como o pedido de municipalização do serviço de hemodiálise e melhora no transporte de pacientes.
José Crespo destacou a situação da judicialização de saúde. “É um fenômeno que tem acontecido muito, mas está travando os governos municipais, precisamos chamar mais o Governo do Estado e a União, pois possuem mais recursos e são menos sentenciados”, explicou o chefe do poder executivo.
O encontro contou com a presença do deputado federal Missionário José Olímpio, do secretário municipal de saúde, Ademir Watanabe; o diretor-geral e clínico do Instituto de Hemodiálise de Sorocaba, Jaelson Guilhem Gomes; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Valério.