O prefeito José Crespo realizou, na companhia da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, na tarde desta quarta-feira (30), a entrega dos livros didáticos do Sistema de Ensino Sesi na E.M. “Profª Renice Seraphim”, no Carandá. Durante a entrega o prefeito foi aclamado pelo público presente.
O encontro contou a presença do secretário da Educação (Sedu), André J. Gomes, do secretário de Comunicação e Eventos (Secom), Eloy de Oliveira, da representante do Sesi-SP, Vanessa Barros Galzerano, e a diretora da pasta de Educação da AMCAI (Associação dos Moradores do Carandá e Altos do Ipanema), Renata da Silva Dias.
Durante a cerimônia, os participantes puderam contemplar uma apresentação do Projeto Musical Sonata do coordenador Cleber Gazoli. Ao longo do evento, o prefeito se reuniu com os representantes da comunidade e tomou um café com os pais dos alunos da unidade.
O prefeito José Crespo destaca a importância deste momento para toda comunidade escolar de Sorocaba. “Fazer essa entrega simbólica dos livros do Sesi à comunidade do Carandá, na maior escola da cidade, representa um importante passo dado em prol de uma educação de qualidade. Nossas crianças merecem este material”, disse o prefeito.
O secretário da Educação, André J. Gomes, explica o tamanho da representatividade da entrega desses livros didáticos. “Passamos por grandes batalhas para poder chegar neste momento da entrega dos livros. E é exatamente por toda dificuldade que enfrentamos que este ato torna-se ainda mais especial”, salienta o secretário.
De acordo com Renata da Silva Dias, diretora da AMCAI, a implantação do livro foi uma ótima atitude do governo. “No início, quando ainda não conhecíamos os livros, havia muita desconfiança da nossa parte. Mas após as visitas do secretário da Educação e sua equipe nas comunidades, mostrando e explicando como funciona a implantação, hoje não temos mais dúvidas de que foi a melhor escolha para nossas crianças”, comemora Renata.
Participação da comunidade
Durante o evento, também foi aberto um momento para tirar dúvidas dos cidadãos presentes. Um dos questionamentos sobre os livros a respeito do atendimento a inclusão. A representante do Sesi-SP, Vanessa Barros Galzerano, esclareceu que os livros atenderão às crianças com cegueira por meio de livros com braile e os estudantes com baixa visão terão edições ampliadas.
A moradora do Carandá e sindica do conjunto Jerivás, Elisangela de Souza Chagas, revela sobre o que achou das crianças da rede municipal passarem a contar com os livros do Sesi. “Teremos muito a receber, se nossos filhos tiverem uma educação com a qualidade dos livros do Sesi, creio que eles fortalecerão muito seus aprendizados”, disse.
A moradora do conjunto Araucária, Priscila Dias, contou sobre sua esperança no novo sistema. “Estamos muito contentes com aquisição dos livros e bastante esperançosas que ao longo do ano teremos todas as demais demandas atendidas, quanto a manutenção das escolas, quadro de professores completos e um ensino de maior qualidade com a implantação do Sistema do Sesi”, conclui a moradora do Carandá.
Muito mais por Sorocaba!