O prefeito José Crespo, acompanhado da primeira-dama Lilian Crespo, dos secretários Werinton Kermes (Secult), Eloy de Oliveira (Secom), Fernando de Oliveira (Seaban), Ubirajara Capellari (Chefe de Gabinete), participou na noite de terça-feira, no estacionamento do Mercado Municipal, do lançamento da Orquestra de Viola Zé Franco. O vereador Fausto Peres e familiares do homenageado participaram do evento.
Importante também foi a presença do público que lotou e vibrou com a apresentação dos violeiros antecedidos por curureiros sorocabanos e depois com os veteranos Craveiro e Cravinho, os padrinhos da recém-criado grupo. A Orquestra de Viola de Sorocaba conta com 19 integrantes sendo 16 homens e três mulheres, com idades que variam de 15 a 70 anos. A coordenação é do músico Sidnei dos Santos, que ao lado do Diamantino são as vozes principais da orquestra, que tem um repertório completo de clássicos sertanejos.
A abertura do evento musical caipira começou com as apresentações dos curureiros Cosminho, Arlindo Mariano, Nardo da Cana e Donizete, que foram acompanhados por Zé Antônio (viola) e Albertinho (pandeiro). Eles mostraram um pouco do folclore de nossa terra fazendo versos improvisados, arte que sempre encantou e contou com o apoio do comerciante Zé Franco.
Na sequência foi a vez da dupla sertaneja Craveiro e Cravinho cantarem vários sucessos entre eles o destacado “Franguinho na Panela”. O prefeito José Crespo assinou o decreto “Visitantes Ilustres” à dupla e ao mesmo tempo convidou o vereador Fausto Perez para entregar a ambos o brasão de Sorocaba, honraria concedida a pessoas importantes à cidade.
Bastante descontraído e alegre o prefeito oficializou a criação da Orquestra de Violas de Sorocaba e teceu elogios ao patrono dos violeiros: “Zé Franco com certeza está acompanhando esse momento, seu trabalho e sua obra ficará presente na memória dos sorocabanos”, disse o prefeito.
O Secretário da Cultura Werinton Kermes destacou a amizade que tinha com Zé Franco e contou que sempre que podia passava no Mercado, especificamente na banca de ervas, bater um papo com amigo, exatamente onde ele trabalhou até poucos meses antes de seu falecimento.
José Franco Júnior, o filho mais velho de Zé Franco, falou em nome da família e com palavras emocionadas contou um pouco da história de vida de seu pai, que participou da inauguração do Mercado Municipal, há 80 anos, e sempre foi uma pessoa carismática e líder natural pelo carinho e alegria como tratava os clientes e amigos do comércio.
Muito mais por Sorocaba!