Prefeito José Crespo participa da premiação das escolas de samba

Por: Viviane Gonçalves

O prefeito José Crespo e o secretário da Cultura e Turismo (Secultur), Werinton Kermes, participaram nesta quinta-feira (1) da solenidade de entrega dos troféus às escolas de samba campeãs do Carnaval 2018, na Casa 52, nova sede da Secultur.

José Crespo aproveitou a ocasião para parabenizar todos os envolvidos na organização do carnaval e principalmente pela superação das escolas. “O bom é ver o engajamento destas escolas, compreendendo o momento em que a prefeitura vive. Isto demonstra o amor às manifestações culturais e a superação. Tenho certeza que no ano que vem as coisas serão melhores”, disse José Crespo.

A escola Mocidade Independente de Sorocaba obteve o melhor resultado conquistando troféus em cinco categorias e o 1° lugar na classificação geral. Mesmo sendo a “caçulinha do samba de Sorocaba”, com apenas dois anos de existência, a escola levou cerca de 280 integrantes à avenida, com o tema sobre as riquezas do Egito.

Para o presidente da escola, Marcelo Mello, o resultado foi uma grata surpresa. “Eu achei muito legal, nós sabíamos desde o começo da falta de verba do poder público, mas nós nos organizamos e montamos uma apresentação com o melhor que pudemos. A estrutura ajudou e a gente conseguiu fazer um desfile lindo”, contou ele.

Em segundo lugar na classificação geral, a escola Gaviões da Fiel levou para casa quatro troféus, com um desfile sobre as origens tupiniquins. A escola é uma das mais experientes, com 18 anos de existência. “Foi justo pelo trabalho que fizemos. Só tenho a agradecer a equipe da Cultura e ao prefeito José Crespo. O carnaval foi bom para caramba, estamos muito satisfeitos”, disse o presidente da escola, Rubens Machado.

Neste ano, o desfile voltou a ser no Alto da Boa Vista, na avenida Carlos Reinaldo Mendes, e contou com um público de 4 mil pessoas, um desafio superado com muito sucesso.  “Foi um teste para entender e saber quais as agremiações que estão realmente empenhadas e o que a gente espera de uma agremiação de escola. As dificuldades não podem ser barreiras para a realização deste evento. Estas pessoas têm compromisso com a arte e a cultura”, declarou Kermes.

A novidade deste ano ficou por conta do desfile de blocos na avenida, o Boca a Boca levou seus integrantes e levantaram as arquibancadas. “A experiência deu certo, os blocos devem vir para avenida. É esse nosso objetivo. Devemos abrir um edital para que os blocos que já existam participam e para que as pessoas que queiram criam novos blocos, tenham tempo para isso”, finalizou o secretário.

Para o ano de 2019, o objetivo destas escolas é seguir no mesmo ritmo da Secretaria de Cultura, fazer melhor e superar seus próprios resultados. “Nós não somos profissionais, mas gostamos de fazer algo bem feito. Para o ano que vem nós já começamos a trabalhar, tudo isso para agradar primeiramente a população que merece esta arte”, destacou Marcelo, da Mocidade Independente.

Também participaram do evento o vereador Wanderley Diogo e o secretário Fábio Pilão (Conservação, Serviços Públicos e Obras).

 

Confira os resultados:

 

Samba Enredo – Mocidade Independente de Sorocaba

Enredo – Mocidade Independente de Sorocaba

Comissão de Frente –  Mocidade Independente de Sorocaba

Harmonia- Gaviões da Fiel

Mestre Sala e Porta Bandeira – Gaviões da Fiel

Evolução – Gaviões da Fiel

Alegoria – Mocidade Independente de Sorocaba

Fantasia – Mocidade Independente de Sorocaba

 

Classificação Geral

1°- Mocidade Independente de Sorocaba

2°- Gaviões da Fiel

3° – Unidos do Cativeiro

4° – Furiosa Real

 

 

Tags: