Prefeito José Crespo nomeia 1° Observador Municipal

Por: Viviane Gonçalves

Um cidadão com uma relação diferenciada com o Poder Executivo, um elo de comunicação de senso crítico que tem por objetivo contribuir com a administração municipal. Estas são algumas das características do 1° Observador Municipal ou Ombudsman, nomeado na tarde desta quinta-feira (26), pelo prefeito José Crespo, em uma cerimônia no salão de vidro do Paço Municipal. O título está de acordo com a Lei nº 11.677, de 13 de março, que dispõe sobre a criação do Observatório Municipal.

O engenheiro Dr. Pedro Luís Garcia recebeu o título ao lado da esposa, a servidora municipal da Secretaria da Saúde, Enilce Leme, na presença do ex-prefeito Luiz Francisco da Silva e de diversos funcionários da administração municipal. Para o prefeito José Crespo, Pedro já exerce de forma muito eficiente este papel. “O observador municipal é um cidadão voluntário, que tem uma característica evidente de bom senso e de crítica construtiva, e ninguém sabe, mas o Pedro já detectou problemas simples e não menos importantes que cabiam solução de forma rápida e sem custo. Um destes problemas, nós até já solucionamos e dizem respeito aos gradis de praças. Então, são pequenas, mas importantes ações que nós estamos confiando a ele, justamente esse poder de análise e ponte com a administração municipal”, contou o prefeito.

Emocionado, o 1° “Observador Municipal” falou sobre a satisfação e a responsabilidade da função: “Faz parte da minha rotina de trabalho fazer analises, pareceres e observações, sendo eu por ofício obrigado a ser parcial. Observar no sentido de notar tem que se ter responsabilidade e respeito. Poucos se preocupam em trabalhar de forma a contribuir e é esse meu compromisso trabalhar para contribuir com o governo a termos uma Sorocaba muito melhor, por isso vamos trabalhar juntos”, disse o agora observador municipal Pedro Garcia.

Participaram do evento os secretários: Alexandre Robim (Chefe de Gabinete), Eloy de Oliveira ( Comunicação e Eventos), Fábio Pilão (Conservação, Serviços Públicos e Obras), Osmar Thibes Júnior (Recursos Humanos), Eric Vieira (Gabinete Central), Marcelo Regalado (Fazenda), Flávio Chaves (Relações Metropolitanas e Institucionais) e Carlos Rocco Júnior (Corregedor Geral), além de representantes das Secretarias de Saúde, Educação e Relações Institucionais e Metropolitanas.

 

Ombudsman

Ombudsman é uma expressão de origem sueca que significa “representante do cidadão”. A palavra é formada pela união de “ombuds” (representante) e “man” (homem). O termo surgiu em 1809, nos países escandinavos para designar um Ouvidor-Geral do Parlamento, responsável em mediar e tentar solucionar as reclamações da população junto ao governo.

Hoje em dia, o ombudsman se transformou em uma profissão presente em quase todas as grandes e médias empresas, sejam públicas ou privadas. A função do búds, como também são conhecidos, é a de enxergar os problemas e pontos negativos de determinada empresa ou instituição, a partir da ótica do consumidor/cidadão, e tentar solucionar as crises de maneira imparcial.

Tags: