Prefeito José Crespo entrega Escola de Cultura e Arte à população sorocabana
Por: Bruno Rodrigues
Foto: Adler M. de Barros
A unidade será a primeira que atuará na formação artística e cultural da cidade
Com apresentações artísticas, a população de Sorocaba recebeu na manhã deste sábado (8) do prefeito José Crespo, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur), a Escola Pública de Cultura e Artes “Ettore Marangoni”, que fica localizada na rua Ana Cândida Corrêa Marins, 35, no Jardim Sandra.
O novo espaço funcionará na antiga instalação de uma unidade educacional do Sesi (Serviço Social da Indústria). A escola será primeira unidade na formação artística e cultural da cidade e atuará nas linguagens artísticas de maneira integrada, envolvendo a dança, a música, o teatro e as artes visuais.
A inauguração que contou com a presença do chefe do Executivo e diversos secretários foi repleta de atrações. O evento recebeu as apresentações da banda Cia 2 e meio, Coral do Projeto Guri, Banda Marcial de Sorocaba, Orquestra de viola caipira de Sorocaba, os palhaços Fusquinha, Berinjela e Pereba, o mágico Dener e a escritora e poetisa mirim Ana Cristina Rodrigues Henrique. A Secultur aproveitou para inaugurar o Ônibus da Cultura, que foi doado pela empresa São João e servirá para transportar grupos artísticos da cidade.
Para o secretário da Cultura e Turismo, Werinton Kermes, a escola será fundamental para o avanço cultural da população. “Hoje é um momento muito especial para a cidade de Sorocaba, pois teremos um espaço que proporcionará um grande crescimento intelectual e de cidadania aos nossos jovens. Além da escola atendar as oficinas de formação, ela abrigará projetos que já existem, tais como o Projeto Guri, a Banda Marcial de Sorocaba e a Orquestra de Violas”
O prefeito José Crespo explica sobre a importância do prédio para o incentivo da cultura na cidade. “Dos temas do interesse social a cultura é o primeiro. Por isso, ter uma espaço como este num bairro tão aprazível, como o Jardim Sandra, é um momento muito especial e de extrema importância para cidade de Sorocaba”, disse o prefeito.
A Escola Pública de Cultura e Artes homenageará o artista plástico suíço Ettore Marangoni. Suas obras retrataram a história da região de Sorocaba, mostrando a vivência dos tropeiros, feiras de muares, início da industrialização, registros da ferrovia sorocabana e das primeiras fundições de ferro do país.
Muito mais por Sorocaba!
Tags:Cultura
