Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeito-jose-crespo-e-primeira-dama-se-juntam-aos-18-mil-fieis/
Acessado em: 30/11/2025 - 05h10

Prefeito José Crespo e primeira-dama se juntam aos 18 mil fiéis na Romaria de Aparecidinha

Por: Viviane Gonçalves - Neide Barbosa

 

O Prefeito José Crespo e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, se juntaram aos milhares de fiéis de Sorocaba e região neste domingo (8) para acompanhar a 119ª edição da Romaria de Aparecidinha, que marcou o retorno da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que estava na Catedral Metropolitana até seu Santuário no bairro Aparecidinha, na Zona Leste da cidade, marcando mais um momento de muita fé e devoção.

A romaria é organizada pela Arquidiocese de Sorocaba com apoio da Prefeitura por meio de várias secretarias e autarquias, e está inserida no Calendário Turístico do Estado (Lei Nº 13.860, de 09 de dezembro de 2009). De acordo com a Guarda Municipal de Sorocaba, estima-se que a romaria tenha reunido este ano perto de 18 mil fiéis, não só de Sorocaba como de toda a região que lotaram ônibus e vans para acompanhar a procissão.

Não era 5h da manhã quando os fiéis já lotavam a Praça Coronel Fernando Prestes, no centro da cidade, a espera da primeira missa do dia que foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine acompanhado do padre Tadeu Rocha Moraes, demais religiosos e o coral da Catedral.

Depois da missa, a multidão seguiu pelas ruas São Bento e XV de Novembro, enquanto a imagem da Santa era levada até a Santa Casa, na avenida São Paulo, onde tradicionalmente abençoa os doentes.

O prefeito José Crespo e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo, chegaram pouco antes da 6h da manhã à Santa Casa e conheceram as novas instalações do local ao lado do Padre Flávio Miguel Junior, gestor do hospital.

Logo na chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Crespo e Lilian acompanharam – ao lado de outros fiéis -, as orações feitas pelo Arcebispo Dom Júlio Akamine e as bênçãos aos doentes, o que emocionou a todos.

Ao terminar a celebração, Crespo e Lilian se juntaram à multidão e seguiram a pé até o Santuário de Aparecidinha. Durante o percurso, receberam pães, café e água que eram distribuídos por outros devotos numa manifestação de amor ao próximo.  Emocionados, Crespo e Lilian se referiram ao gesto como uma generosidade infinita do povo sorocabano. Ao final do trajeto no bairro de Aparecidinha, o prefeito falou da emoção em acompanhar mais uma vez a romaria: “Só tenho a agradecer pela chance de mais uma caminhada. É uma demonstração de fé de todos nós que aqui estamos. Estar ao lado da minha esposa, de amigos e do povo é sempre um momento muito especial”, destacou José Crespo.

Esquema especial montado pela Prefeitura

 

O que se viu na Romaria de Aparecidinha, neste domingo, foi o resultado de um esquema especial montado pela prefeitura – sob a coordenação da Secretaria de Gabinete Central e Ouvidoria -, com várias secretarias e autarquias: Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo), Meio Ambiente, Parque e Jardins (Sema), Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur),  Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), Secretaria de Gabinete Central (Ouvidoria), Saae-Sorocaba, Urbes – Trânsito e Transporte.  Durante esta semana a Serpo e a Sema trabalharam para deixar a estrada de terra que dá acesso ao bairro com as melhores condições aos romeiros.

Dentre os serviços feitos pelas duas pastas estão o patrolamento e nivelamento da estrada, roçagem e capinação. A Secretaria de Licitações e Contratos (Selc) colocou mais de 60 banheiros químicos ao longo da estrada para uso dos romeiros.  A Sema também liberou os banheiros localizados no Parque Chico Mendes (Av. 3 de Março) para uso dos fiéis.

O Saae-Sorocaba disponibilizou 8 tinas de 500 l de água tratada (cada uma) que foram colocadas em pontos estratégicos do trajeto.  A Secretaria de Saúde (SES) colocou duas ambulâncias do Samu (Serviço Móvel de Urgência e Emergência) para acompanhar os romeiros dispostas em pontos estratégicos para as ocorrências.

A Guarda Civil Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança e Defesa Civil, atuou com seu efetivo durante toda a caminhada e, principalmente, no bairro Aparecidinha onde também sua base móvel, além do grupo da Defesa Civil e Fiscalização, que também são partes integrantes da Secretaria da Segurança.

Já a Urbes montou um esquema especial no transporte dos romeiros, além garantir o ordenamento do trânsito desde o centro de Sorocaba até o bairro Aparecidinha.

As polícias militar e rodoviária, além da CCR Viaoeste – concessionária do Sistema Castelo Branco-Raposo Tavares -, também garantiram a segurança dos devotos durante a romaria.