Prefeito José Crespo discute orçamento com os conselhos de Cultura e Turismo
Por: Ana Maria Fonseca Agmont (Programa de Estágio)
O prefeito de Sorocaba José Crespo, o secretário de Cultura e Turismo (Secultur), Werinton Kermes, e a secretária de Cidadania e Participação Popular (Secid), Suélei Gonçalves, participaram, na tarde da última quarta-feira (22), de uma reunião com os integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) na Casa de Aluísio de Almeida, sede do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS).
Durante o encontro, foi tratado o orçamento da Secultur. “Estou muito feliz pelo convite e pelo trabalho realizado por todo o conselho. Queremos atender as demandas de todos os setores. Estamos checando todas as necessidades para abrigar uma Sorocaba melhor e inserida na cultura e esporte. Podemos usufruir desta característica gerando novos projetos para o público e principalmente utilizar nossa qualificação e criatividade para continuar trabalhando com eficiência”, destacou o prefeito José Crespo.
O prefeito se mostrou sensível à causa e explicou como funciona o orçamento municipal e as dificuldades que existem diante das necessidades das diversas áreas numa cidade do porte de Sorocaba. Crespo também falou da importância de se buscar parcerias com a iniciativa privada para desenvolver projetos e programas na cidade.
O secretário Werinton Kermes destacou a importância da participação do conselho no desenvolvimento de políticas públicas na área da cultura, como a Lei de Incentivo a Cultura (Linc). “As expectativas são grandes de que a atual gestão deixará uma resposta positiva no quesito de políticas públicas”, declarou o titular da pasta.
O Conselho Municipal de Política Cultural foi criado em 2014 e tem como função propor e aprovar, a partir das decisões tomadas nas conferências, as diretrizes gerais do Plano de Cultura, apreciar e aprovar as diretrizes gerais do Sistema de Financiamento à Cultura, acompanhando o funcionamento destes, e fiscalizar a aplicação dos recursos recebidos decorrentes das transferências federativas. Atualmente o conselho possui 20 membros e tem como presidente Thiago Consiglio.
Já o Comtur é um órgão ligado à Secretaria de Cultura e Turismo, de caráter deliberativo e consultivo e responsável pela conjunção de esforços entre o Poder Público e a Sociedade Civil. Entre suas atribuições estão levantar ou relatar assuntos de interesse do turismo para o município e opinar sobre assuntos referentes ao desenvolvimento do turismo na cidade.
Tags:Cultura
