Prefeito inaugura creche e confirma mais quatro até o final do ano

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Unidade de educação infantil tem capacidade para 272 alunos e é 18ª entregue no atual mandato de Pannunzio

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio inaugurou nesta segunda-feira (3) a 18ª creche entregue em seu atual mandato. Trata-se do Centro de Educação Infantil “Professora Ana Lúcia Pazini” (CEI-94), no Jardim Alegria, região do Éden, com capacidade de atendimento de até 272 crianças. Na ocasião, confirmou ainda que outras quatro unidades do tipo, também ligadas à rede municipal de ensino, estão previstas para serem inauguradas até o final do ano em Sorocaba: Centro da cidade, Jardim Califórnia, Vila Barão e uma no Parque São Bento, com a abertura de mais 637 vagas e atendimento em tempo integral.

Localizado na rua Ignácio Loiola Brito, 215, o CEI-94 começou a receber crianças de 0 a 3 anos em junho está com 179, número que vai aumentar a partir de agosto devido abertura de mais turmas, cujas vagas serão preenchidas com base nos inscritos no Cadastro Municipal Unificado, conforme classificação de prioridade. A unidade atende no chamado período semi-integral, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e conta com oito salas de Bercário, Creche I, Creche II e Creche III. A equipe de funcionários da unidade é composta por 6 professores efetivos, 30 eventuais, 4 merendeiras, 4 de limpeza e 4 volantes (limpeza e merenda).

“A qualidade do ensino nos nossos CEIs é a melhor oferecida entre todas as creches na cidade. O objetivo é fazer da educação infantil municipal em Sorocaba um modelo para todo o Brasil”, destacou Pannunzio na inauguração. Atualmente, 11.090 crianças estão matriculadas nas creches de Sorocaba e segundo ele, aumenta cada vez mais a procura. “No final de 2014 eram cerca de mil vagas em espera, o que subiu para 4.445. Isso se deve à qualidade do ensino na rede municipal, que fez aumentar a procura, e à crise, pois muitos precisam de um lugar para deixar o filho e ir trabalhar. Temos um desafio pela frente e a expectativa é de atendimento do maior número possível de crianças.”

Cláudia Olivia, 36 anos é mãe de Maria Eduarda, matriculada na Creche II do CEI-94 e concorda com o prefeito. “Cheguei a perder trabalho por não ter com quem deixar minha filha. Há um ano tentava uma vaga. Agora consegui numa escola exemplar”, disse ela, que elogiou a qualidade do ensino e as instalações dessa nova unidade. A cabeleireira Valkiria Gomes Valério, 38 anos, veio do Mato Grosso para Sorocaba há um ano e meio, após transferência do seu marido, que é militar. “Está nova escola é ótima, gostei muito de que vi. Todos são atenciosos, o ambiente é limpo e acolhedor”, disse ela, cuja filha Daniela, 2 anos, também estuda na turma de Creche II.

Para um grupo de aproximadamente 250 pessoas, entre autoridades, professores e a comunidade escolar em geral – sem contar os alunos -, a diretora do CEI-94, Doraci Moron Parra Munhoz, destacou a sensação de felicidade com a inauguração da escola: “É ver um sonho realizado. É muito feliz vivenciar esta realidade após tanto trabalho”.

Expectativa

Até o final do ano está prevista a abertura do novo CEI-16, em fase final de adaptações na região central da cidade, próximo ao viaduto dos Ferroviários, com 95 vagas. A obra está sob a responsabilidade da empresa Shopping Pátio Cianê Empreendimentos Imobiliários, mediante Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com a Prefeitura e o Ministério Público. Tem ainda mais 191 vagas no CEI-95 “Angela Martins Vieira”, no Jardim Califórnia, que deve ficar pronto até setembro. Além de mais 160, numa nova unidade da Vila Barão, onde um CEI é montado em imóvel desapropriado pela Prefeitura.

Já o CEI-99 “Larissa de Freitas Borges”, no Parque São Bento, está com as obras paralisadas em 2013, por desistência da construtora. A licitação para conclusão foi finalizada e aguarda assinatura de contrato. Nela estarão disponíveis mais 191 vagas. “É muito bom ver o quanto a Prefeitura está investindo em educação infantil, desta forma está investindo também no seu futuro”, apontou o vereador Rodrigo Manga, representante da Câmara Municipal na inauguração.

O secretário da Educação Flaviano Agostinho de Lima destaca o compromisso assumido por Pannunzio quanto à primeira infância. “São mais de quatro mil vagas criadas. Nunca vi isso na história da cidade em apenas dois anos e meio. Estamos trabalhando com afinco para reduzir essa demanda que há por creches em Sorocaba.”

Neste mandato, o prefeito inaugurou outras 17 creches municipais: CEI- 100 (Jardim Pacaembu), CEI-93 (Wanel Ville), CEI-98 (Jardim Tropical), CEI-03 (Jardim São Paulo), CEI-65 (Jardim Novo Mundo), CEI-97 (Jardim Piazza Di Roma), CEI-96 (Ana Paula Eleutério), CEI-101 (Vila Formosa), CEI-104 (Morada das Flores, em Aparecidinha), CEI-103 (Jardim Sorocaba Park), CEI- 105 (Jardim Nova Ipanema), CEI-106 (Jardim São Guilherme), CEI-107 (Horto Florestal), CEI-27 (Vila Barão), CEI-108 (Parque Ouro Fino), CEI-92 (Parque Santa Esmeralda) e CEI-102 (Vila Barão).

Outras novidades

O prefeito Pannunzio aproveitou a cerimônia para convidar a população a participar, no próximo dia 15, data do aniversário de Sorocaba, da inauguração da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Éden. O posto será gerenciado pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), mesma entidade que toma conta da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Leste. “Com isso vamos dobrar a capacidade de atendimento de urgência e emergência em Sorocaba”, explicou.

Outras novidades que também vão beneficiar diretamente os moradores da região do Éden são as duplicações das avenidas Victor Andrews, Pirelli e Wollingsworth. “No dia 18 faremos a entrega da avenida Victor Andrews, logo depois, dessas outras duas importantes vias, que também atendem à Zona Industrial.”

Ainda no CEI-94

Canções executadas pelo grupo de instrutores do Projeto de Musicalização da Secretaria da Educação abrilhantaram a inauguração na nova creche, assim como a participação de alunos da unidade, que recitaram o poema “Borboletas”, de Vinícius de Moraes. Ainda houve uma série de homenagens à professora Ana Lúcia Pazini, que empresta seu nome ao CEI-94. Na ocasião, esteve representada por suas primas Vera Lúcia Domingues Alberto, Wanilda Ferreira, Denise de Fátima e Evelise Saboya. “A vida dela foi para as crianças”, destacou esta última.

A denominação veio de projeto de lei do então vereador João Donizeti Silvestre, em 2011. Presente no evento, acredita que é “mais que uma obrigação prestar essa homenagem a ela, que sempre se dedicou à educação”. Nascida em junho de 1963, ela atuou por anos como diretora do CEI-14, no bairro do Éden. E os vínculos criados com comunidade local puderam ser percebidos durante a inauguração. A equipe do CEI-14 prestou uma homenagem a Ana Lúcia Pazzini, ao entoar a canção “Coração de Estudante”, de Milton Nascimento, e presenteando a unidade com uma imagem da homenageada, viveu até novembro de 2011.

A inauguração contou ainda com a presença dos secretários municipais Oduvaldo Denadai (Serviços Públicos) e Francisco Moko Yabiku (Esporte e Lazer), dos vereadores Wanderley Diogo, Luís Santos e Carlos Leite, além de representantes da deputada estadual Maria Lúcia Amary, do 7º Batalhão de Polícia Militar e da Associação de Moradores do Éden.

Tags:, ,