Prefeito homenageia presidente do TJ em evento no Fórum

Por: Leandro Nogueira - lmnogueira@sorocaba.sp.gov.br e secom.leandro@gmail.com

Ao lado do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, o prefeito de Sorocaba participou na manhã desta quinta-feira (29) da inauguração da Unidade de Processamento Judicial (UPJ), que visa dar mais agilidade nos trâmites da Justiça. A solenidade foi promovida na Sala do Júri do Fórum de Sorocaba e na ocasião o prefeito homenageou o presidente do TJ-SP. Também foi inaugurada a sala de capacitação de sistemas no Fórum.

O prefeito entregou ao desembargador Paulo Mascaretti o brasão de Sorocaba. “É o símbolo maior deste povo de Sorocaba, que o prefeito tem o poder de entregar para as pessoas mais insignes que marcam a nossa história”, declarou o chefe do Executivo ao presidente do TJ-SP, pedindo para que Sorocaba continue viva em suas lembranças.

O desembargador citou que é um cidadão sorocabano, já que no passado foi contemplado com o Título de Cidadania. Citou que a caravana de Sorocaba foi a mais numerosa que recebeu em seu gabinete, ocasião em que conversaram muito a respeito de todas as questões relacionadas a Sorocaba e região. “Vou colocar na minha sala esse brasão porque o que nos anima a trabalhar é justamente a ideia de que temos que inserir o nosso cidadão; somos servidores do povo”, disse o presidente do TJ-SP.

O secretário municipal de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais da Prefeitura disse que o Cartório do Futuro, como foi denominada a Unidade de Processamento Judicial (UPJ) implantada pelo TJ-SP, vai dar mais agilidade no andamento dos processos. “É importante para a cidade porque as Varas de família são as mais procuradas, na medida que a UPJ escolhe essas Varas como as prioritárias”, explicou.

A UPJ, conforme divulga o TJ-SP, além de unificar os cartórios, adota uma nova divisão de tarefas e melhor distribuição dos recursos humanos e do espaço físico. As antigas seções processuais transformam-se em equipes com gestores e atribuições específicas: atendimento ao público, processos físicos, movimentação dos processos digitais e cumprimento dos processos digitais.

As Varas permanecem independentes e os gabinetes dos juízes recebem reforço no quadro funcional, com equipe dedicada à realização dos atos decisórios (despachos, decisões e sentenças), além de outras atividades do processamento digital.

Tags:, ,