Prefeito foi até o Ana Maria e definiu planos para o bairro

Por: Carlos Lara - calara@sorocaba.sp.gov.br

Atendendo solicitação das lideranças do bairro, em compromisso anteriormente assumido, o prefeito José Crespo, acompanhado de secretários municipais e do vereador Luís Santos, visitou na tarde deste sábado (02) as Chácaras Ana Maria, bairro localizado na rodovia João Leme dos Santos, próximo ao campus da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), onde se reuniu com a população local, ouviu as suas reivindicações e definiu planos e metas.

“Conheço o bairro desde os anos 90 e sei dos seus problemas e anseios. A situação precária das suas ruas de terra e a falta de pavimentação e de distribuição de água tratada, bem como a necessidade da regularização fundiária são as demandas mais urgentes, que a partir de agora começarão a ter o encaminhamento necessário, por meio de cada secretaria envolvida, de acordo com o assunto, que concentrarão seus esforços para dar a solução desejada”, destacou o prefeito.

No caso da distribuição de água, o diretor-geral Ronald Pereira da Silva, e o diretor operacional de água Marcelo Moretto, do Serviço Autônomo de Água Esgoto (Saae), explicaram que existem duas alternativas possíveis: a perfuração de mais um poço artesiano no bairro, após um estudo geológico que já está sendo realizado, visto que os três já perfurados apresentaram vazão insuficiente e alto teor de flúor, ou a implantação de uma adutora a partir da Estação de Tratamento de Água do Cerrado (ETA Cerrado), com 7,5 quilômetros de extensão.

Pela relação custo-benefício, a alternativa do poço artesiano é a mais viável e desta forma foi estabelecido o prazo de 30 de janeiro para essa definição, data em que a empresa contratada apresentará a conclusão do estudo geológico.

No que diz respeito à regularização fundiária, visto que são poucos os moradores que possuem documentos que comprovem a propriedade dos imóveis, o secretário Fábio Camargo, de Habitação e Regularização Fundiária, explicou que alguns passos deverão ser obedecidos para a questão ser resolvida, e que o primeiro deles – o levantamento social – já foi concluído, e que o próximo a ser vencido é o levantamento topográfico dos terrenos.

Neste caso, ficou definido dezembro de 2018 para a conclusão do processo de regularização. Finalmente sobre a demanda da conservação e pavimentação das vias de terra do bairro, o secretário Fábio Pilão, de Conservação, Serviços Públicos e Obras, destacou que a pedido do vereador Luís Santos a manutenção das vias foi realizada na semana passada e que para melhorar essa condição, manteve entendimentos com a ViaOeste, que doará um volume de fresa de asfalto, que será aplicada no Ana Maria.

Como ação mais efetiva, o secretário se comprometeu a tão logo a questão da regularização fundiária estiver resolvida, dará o encaminhamento para a pavimentação das ruas, que provavelmente se dará pelo sistema de adesão, com os moradores assumindo uma parte dos custos e a administração pública o restante.

Encerrando o encontro com os moradores, o prefeito José Crespo lembrou da necessidade do bairro criar a sua Associação de Moradores, o que facilitará o encaminhamento das reivindicações, no que foi prontamente atendido, com alguns moradores se comprometendo a encaminhar o assunto para a sua concretização.

Participaram ainda da reunião com os moradores do bairro Ana Maria os secretários Jessé Loures, de Meio Ambiente, Parques e Jardins; Alexandre Robin, chefe de Gabinete; e Miriam Zacareli, representando o secretário Luiz Alberto Fioravante, de Planejamento e Projetos.

 

Tags: