Prefeito fez visita ao Centro POP na manhã desta quinta-feira
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio visitou na manhã desta quinta-feira (12) o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP). Acompanhado da vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith Maria Di Giorgi, Pannunzio percorreu todas as dependências do espaço, conversou com funcionários e com várias pessoas que recebiam atendimento no local desde às 8h.
Localizado na Av. Comendador Pereira Inácio, o Centro POP é um dos principais equipamentos públicos municipais disponíveis para atendimento da população em situação de rua na cidade. Em média, cerca de setenta pessoas são atendidas por dia na unidade, e outras cinquenta frequentam todos os dias a área de convivência existente no local.
Celso Alves Fonseca, de 55 anos, veio de Sengés (PR), há cerca de cinco meses, em busca de trabalho para poder sustentar a família. A pouca qualificação dificultou a conquista de um emprego fixo e ele acabou recorrendo ao Centro POP para se alimentar e tomar banho todos os dias, bem como cuidar de suas roupas. “Às vezes, consigo pegar alguns bicos, como limpeza de jardim. Ainda bem que podemos contar com esse apoio da Prefeitura”, afirmou.
Outro usuário do Centro POP, Nelson dos Santos, 51 anos, é natural de Salto de Pirapora, mas viveu muitos anos no Paraná e em Itapetininga, antes de chegar a Sorocaba, há 7 meses. Como não conseguiu trabalho fixo que o permitisse se manter, encontrou no local o acolhimento para poder se alimentar, lavar as roupas pessoais e fazer a higiene pessoal durante o dia. “Aqui todo mundo é bem tratado. Os funcionários são atenciosos, temos café da manhã, almoço e lanche a tarde”, disse.
Como funciona
Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Centro POP oferece serviço especializado com atendimento psicossocial, atividades de convivência, oficinas, exibição de filmes, palestras, atividades físicas, bem como auxílio na busca da promoção e resgate de vínculos familiares. Além disso, a unidade faz a articulação com a rede de serviços existentes no município. Assim, se uma pessoa precisa de algum atendimento de saúde, educação, habitação, emprego, jurídico, entre outros, é feito o encaminhamento necessário. No Centro POP, os funcionários auxiliam, inclusive, na emissão de documentos e na elaboração de currículos.
O serviço foi planejado e criado de forma a acolher, acompanhar e buscar meios de resgatar e devolver a dignidade de cidadãos que, por motivos diversos, se encontram em situação de rua. A equipe do Centro POP é formada por agentes sociais, assistentes sociais, psicólogo e terapeuta ocupacional, que prestam aproximadamente 650 atendimentos mensais.
A população em situação de rua chega à unidade por meio das Abordagens Sociais realizadas diariamente pelas ruas da cidade. “Aos poucos, essas pessoas vão se aproximando das nossas equipes até que um dia que elas aparecem aqui. Algumas saem da situação de rua e arrumam emprego, outras não”, explica Cristina Rosas, coordenadora do Centro POP.
Além de todas as atividades realizadas no Centro POP, os usuários ainda podem descansar, tomar banho, lavar roupa e se alimentar. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, por mês, em média, são oferecidos oitocentos cafés da manhã, 850 almoços e novecentas atividades de higiene pessoal. No local, eles também recebem roupas e cobertores que são doados ao Centro POP.
Outro serviço oferecido é o programa de recâmbio através da identificação de vínculo familiar e/ou social com outra localidade, que garante a passagem para aqueles que queiram seguir viagem de retorno. Cerca de 170 pessoas são beneficiadas mensalmente, em especial aqueles que são chamados de “trecheiros”.
Para a convivência no espaço existem regras básicas aos usuários. Eles não podem permanecer na área de convivência da unidade quando estiver em estado alterado de consciência, seja por álcool ou outras drogas; todos devem colocar seus pertences num armário devidamente identificado com crachá; não podem xingar outros usuários ou funcionários; não podem ficar sem camisa; e casais não podem entrar juntos no banheiro.
O Centro POP está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 763. As pessoas que quiserem comunicar casos envolvendo população de rua da cidade podem ligar para a equipe da Abordagem Social no telefone 199 (GCM) ou no (15) 3202.5069 (Centro POP).
Tags:Centro POP, desenvolvimentosocial, Prefeito
