Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeito-entrega-as-192-chaves-do-altos-do-ipanema/
Acessado em: 19/01/2026 - 08h38

Prefeito entrega as 192 chaves do Altos do Ipanema

Por: Neide Barbosa

Foto: Fernando Abreu

 

O prefeito José Crespo entregou nesta segunda-feira (10), as chaves para os 192 moradores do Condomínio Atobá, do Programa Habitacional Jardim Altos do Ipanema, às margens da Rodovia Emerenciano Prestes de Barros (estrada Sorocaba-Porto Feliz).  A cerimônia – realizada na sede da Caixa Econômica Federal (CEF), no bairro Campolim, contou com a presença da superintendente regional da CEF, Célia Matos e diretores da instituição.  O Residencial Altos do Ipanema tem 2.160 apartamentos distribuídos em onze condomínios e está localizado ao lado do Residencial Carandá, com 2.560 apartamentos, perfazendo uma população de quase 20 mil pessoas.

A partir desta terça-feira (11), os novos beneficiários do programa habitacional estarão liberados para procederem suas mudanças, que será feita de forma escalonada conforme prevê cronograma determinado pela Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária da Prefeitura de Sorocaba e divulgada no Jornal do Município da última quinta-feira (06).

Desde que assumiu o governo no início do ano passado, uma das propostas do prefeito José Crespo é que as famílias ocupassem os apartamentos dos dois residenciais o mais rápido possível para que tivessem o mínimo de conforto em seus novos lares.

As famílias que ocupam os dois residenciais (Carandá e Altos do Ipanema) passaram por um processo de seleção e tiveram como um dos critérios básicos no processo de seleção a baixa renda, por isso a preocupação do Chefe do Executivo de que essas famílias pudessem ocupar suas moradias.

Com a entrega das chaves realizada nesta segunda-feira, agora o Altos do Ipanema está completo com aproximadamente 8 mil moradores.

Visivelmente emocionada, Alcina Vieira de Moura era uma das mais entusiasmadas com a nova moradia.  Desempregada e vivendo de faxina, Alcina contou que paga aluguel de R$ 600 por mês, por um imóvel na Vila Angélica (Zona Norte). “A partir de agora, começa o meu futuro. Mal posso esperar para me mudar para o apartamento. Estou muito feliz e agradecida a Deus pela oportunidade”, disse, salientando que tudo aconteceu de forma muito organizada. “O que estou vendo aqui, a entrega das chaves, foi tudo muito organizado pela secretaria da Habitação”,  ressalta.

Alcina se juntou a outras dezenas de famílias que ocuparão o Atobá a partir desta terça-feira, como Bruna Mayara Gomes, também desempregada, mãe de três filhos pequenos. Igualmente emocionada como as demais famílias, Bruna não se cabia de tanta emoção ao receber as chaves do apartamento. “Foi muita luta, mas cheguei até aqui. Só tenho a agradecer a Deus por ter conseguido”, contou revelando que durante o processo de aquisição do imóvel (apresentação de documentos e outros quesitos burocráticos) teve que lidar com a doença de um dos filhos, mas conseguiu apoio junto ao Secretário da Habitação e Regularização Fundiária, Fábio Camargo.  “Fico muito feliz em saber que existem pessoas generosas e em quem você pode confiar”, disse.

Para o secretário da Habitação e Regularização Fundiária, Fábio Camargo, “esse foi mais um momento ímpar que estamos agradecidos a Deus por termos conseguido entregar as chaves para essas famílias”,  disse ao participar da cerimônia.

Para o prefeito José Crespo, “o momento é de comemorar e tudo foi feito dentro do planejado. Conseguimos construir a Unidade Básica de Saúde (UBS), a escola que é a maior de Sorocaba, levamos uma feira livre ao local e outros equipamentos para que aquela população possa se sentir acolhida pelo poder público”,  explicou o Chefe do Executivo de Sorocaba.

De acordo com o prefeito José Crespo, dentre as próximas etapas de equipar os dois residenciais está a construção de creche para atender os quase 20 mil moradores.

Fotos – Fernando Abreu