Prefeito em exercício lança projeto ‘Feira Limpa’

Por: Gabriel Fernando (programa de estágio) - Supervisão de Marcelo Andrade

Foto: Fernando Abreu

O prefeito em exercício, Rodrigo Manga, lançou nesta quinta-feira (30) o projeto “Feira Limpa”, com a iniciativa de conscientizar os feirantes por meio de propostas apresentadas pelo Consórcio Sorocaba Ambiental, em reunião realizada no sexto andar do Paço. Manga tomou posse interinamente na última quarta-feira (29), em razão de o chefe do Executivo ter viajado ao Rio de Janeiro em missão oficial para tratar de assuntos de infraestrutura. José Crespo reassume nesta sexta (31).
Considerando as dificuldades encontradas pelos agentes que realizam o serviço de limpeza nas feiras, o prefeito interino, através da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban), atendeu a um pedido do CSA (Consórcio Sorocaba Ambiental), elaborando a campanha de ação, na intenção de orientar e despertar a mudança de comportamento do feirante e da população para evitar o acúmulo de lixo espalhado nas ruas após o encerramento de cada feira, visando também colaborar com a saúde pública, a segurança dos agentes de limpeza e com o respeito aos moradores que residem nesses locais e ainda proporcionando o bem-estar a todos.
Segundo o prefeito em exercício, algumas secretarias serão consultadas a fim de atuar no projeto. A Secretaria de Saneamento (Sesan) será responsável por disponibilizar ao Consórcio Sorocaba Ambiental um ou dois contêineres a mais, provisoriamente, durante o período da feira; os feirantes receberão da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban) sacos plásticos para que os resíduos possam ser descartados da forma mais adequada; por fim, também será solicitado à Urbes que as ruas possam ser fechadas por pelo menos 2 horas, para que a coleta e a limpeza urbana sejam executadas com mais segurança.
Além de Rodrigo Manga, a reunião, organizada para o lançamento do projeto, contou com a presença do secretário de Abastecimento, Agricultura e Nutrição, Fernando Oliveira; do vereador Rafael Militão, da assessora de diretoria do Sindicato dos Coletores de Lixo, Isaudite Sampaio da Silva; do coordenador operacional do Consórcio Sorocaba, Clóvis Galvão, além de profissionais que exercem a coleta de lixo.

Responsabilidade
Na sua fala, o prefeito interino ainda destacou que, segundo a lei 11082/2015, é de responsabilidade do feirante manter limpa a área ocupada pelo módulo de venda, desde sua montagem até sua desmontagem.
“A ideia desta reunião é sair daqui hoje com essa determinação, unindo as secretarias para que elas possam colocar estruturas para que o feirante faça uma pré-limpeza, pois, há de se destacar, é de sua responsabilidade, para que os trabalhadores da coleta possam executar o trabalho com uma organização já feita”, relatou Manga.
Para o secretário da Seaban, Fernando Oliveira, foi de extrema importância o lançamento do projeto, até para aproximar a relação dos agentes da limpeza e dos feirantes, pois como sorocabanos todos têm de ter seus direitos respeitados e atendidos da melhor forma.
“Tudo isso que está acontecendo hoje, vem ao encontro com uma orientação do prefeito José Crespo, onde colocamos no ano passado a ideia de trazer a melhoria das feiras livres para a população, através da preocupação com os coletores, feirantes e moradores. Então, este projeto contempla vários pontos positivos e, por isso, vamos estudar a melhor forma de ajudar a todos, como já fazemos desde o ano passado, com a implantação de banheiros químicos nas áreas onde as feiras são realizadas”, afirmou o secretário de Abastecimento, Agricultura e Nutrição.
O vereador Rafael Militão valorizou o projeto e ressaltou que ainda nascerão mais ideias para auxiliar na atuação dos agentes de limpeza. “O trabalho de vocês é digno de respeito. Então, vamos (Câmara e Prefeitura) agir para dar o máximo de auxílio na segurança e no melhor desenvolvimento dos coletores”, destacou Militão.
Após a assinatura do documento, os representantes do Consórcio Sorocaba se mostraram satisfeitos e confiantes no Poder Público. “Estou de fato muito contente em saber que estamos recebendo esse apoio e essa oportunidade de mostrar como é o nosso trabalho no dia-a-dia”, concluiu o coordenador operacional do Consórcio, Clóvis Galvão.

Tags:,