Prefeito e diretor-geral do Saae realizaram vistoria nas obras do RDC Água Vermelha

Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br

Retomadas em junho último, as obras do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha estão em pleno andamento no cruzamento das avenidas Washington Luiz e Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha, local onde na manhã desta segunda-feira (26/10) o prefeito Antonio Carlos Pannunzio e o diretor-geral do Saae, Rodrigo Maldonado, estiveram vistoriando o andamento das intervenções.

 Acompanhados pelo engenheiro responsável da empresa A. Fernandez, vencedora da licitação, e da engenheira-chefe do departamento de drenagem da autarquia, Pannunzio e Maldonado fizeram diversos questionamentos sobre o cronograma e o prazo para a finalização das obras e obtiveram a garantia de que os doze meses firmados no contrato assinado será cumprido.

 “Essa é uma obra de drenagem importante para a cidade, pois vai eliminar alguns pontos de alagamentos que hoje causam transtornos à população em dias de chuvas intensas. Por uma série de fatores alheios à vontade do poder público ela não foi entregue na data originalmente estipulada e uma nova licitação precisou ser promovida. Desta forma, estamos acompanhando de perto o andamento dos trabalhos e cobrando sempre para que o prazo de conclusão estipulado em contrato, que é junho de 2016, seja rigorosamente cumprido”, enfatizou Pannunzio.

 Na vistoria realizada, o prefeito e o diretor-geral da autarquia verificaram os dois primeiros pontos de intervenções em galerias de águas pluviais que estão sendo trabalhados – de um total de sete previstos -, nas ruas Abraham Lincoln e Padre José Carlos Simões. Nesses locais de travessias do córrego, os antigos tubos de escoamento das águas estão sendo substituídos por aduelas retangulares de concreto, que eliminarão os pontos de “estrangulamento” do córrego e consequentemente os alagamentos verificados em períodos de fortes chuvas, visto que proporcionarão vazão das águas em volume significativamente maior.

Os outros cinco pontos onde ocorrerá a substituição de tubos por aduelas estão localizados na Visconde do Rio Branco com Washington Luiz; Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha; Garcia Redondo; José Antonio Lourenço e Manaus.

Intervenções previstas

As obras do RDC Água Vermelha consistem na implantação de duas bacias de contenção interligadas, cujo objetivo é a eliminação de pontos de alagamentos registrados em períodos de fortes chuvas nos cruzamentos das avenidas Washington Luiz com Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha; Washington Luiz com Comendador Pereira Inácio; e Barão de Tatuí com Abrão de Mahuad.

A área total da obra é de 42.650 metros quadrados, abrangendo cinco bairros: Jardim América, Vila Jardini, Jardim dos Estados, Jardim Paulistano e Jardim Embaixador. Uma das bacias (RDC 1), a que está atualmente em obras, terá 12.750 metros quadrados, com capacidade para 31.875 metros cúbicos de água, num espaço formado pelas avenidas Washington Luiz, Bento Mascarenhas Jequitinhonha, Abraham Lincoln e rua Padre José Carlos Simões.

A outra bacia de contenção (RDC 2) será construída numa área de 29.900 metros quadrados, compreendendo as ruas Marechal Dutra, Manaus, Aracaju, Natal, Garcia Redondo e Visconde de Cairú, nas proximidades da Escola Técnica Estadual “Fernando Prestes”, e terá capacidade para receber um volume de 74.750 metros cúbicos de água.

A obra será completada com a urbanização no entorno das duas bacias de contenção, que serão interligadas, com a implantação de ciclovia e pista de caminhada, entre outros equipamentos de lazer, formando o que se denominará Parque dos Estados.