O prefeito de Sorocaba, José Crespo, e o secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins (SEMA), Jessé Loures, participaram, nesta quarta-feira (20), da 49ª reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), realizada na Fatec – Faculdade de Tecnologia de Tatuí.
Esta foi a última reunião de 2017 do comitê que é presidido pelo prefeito José Crespo, desde março deste ano quando foi escolhido por unanimidade para o triênio 2017-2018. No encontro foi discutido o estabelecimento de diretrizes para a tomada de recursos junto ao Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), em 2018, orgão ligado à Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Governo do Estado.
Outra questão foi sobre as obras de duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao, que liga Piedade a Ibiúna, cidades estas que fazem parte do comitê ao lado de outras 33 da região, explicou o secretário executivo do organismo, engenheiro Sétimo Humberto Marangon.
A participação da sociedade civil em reuniões plenárias, câmaras técnicas e grupos de trabalho do comitê já a partir de 2018 foi outro assunto pautado no encontro dos membros Comitê de Bacias, além da participação do organismo no Fórum Mundial das Águas marcado para acontecer no próximo ano.
Para José Crespo “essa reunião foi muito importante porque é de interesse de todas as cidades que discutamos assuntos dessa natureza, como é o caso dos rios Sorocaba e o Médio Tietê, além, é claro, da importância dos recursos hídricos para as cidades que compõem esse grupo de trabalho”, enfatizou Crespo, que atuou como mediador nos temas em destaque.
A próxima reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Sorocaba e Médio Tietê está marcada para janeiro do próximo ano.