Prefeito Crespo incentiva indústrias de Sorocaba com isenções fiscais

Por: Viviane Gonçalves

Com o objetivo de manter as grandes indústrias com segurança nas atividades desenvolvidas em Sorocaba, o prefeito José Crespo assinou decretos de incentivos fiscais para 14 grandes empresas da cidade. A medida é uma das estratégias do governo em garantir a atividade e estadia empresarial e era muito aguardada pelos diretores e responsáveis pelas empresas. Tanto que nesta terça-feira (13), dois representantes da Metso e da JCB estiveram no gabinete do prefeito, no 6º andar do Paço Municipal, para agradecer a parceria.

Jose Crespo os recebeu acompanhado dos secretários Robson Coivo (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda – Sedeter), Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos – Secom) e da chefe de seção da Sedeter, Helenir Rosa Lima. Os decretos, assinados no começo de fevereiro, visam descontos em IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), taxa de fiscalização, entre outros benefícios. “Nós verificamos as condições em que elas atuam em Sorocaba, e se as condições forem boas, nos concedemos sim incentivos. Com isso nós garantimos mais empregos, mais escolas, entre outros benefícios”, declarou o chefe do Executivo.

A Metso é uma das 14 empresas que recebeu esta garantia e emprega atualmente 800 pessoas. A empresa produz equipamentos para mineração e construção. Para o gerente, Ricardo Pimentel, o decreto proporcionou uma competitividade com relação ao custo tributário das operações. “Quando o imposto diminui, a base de cálculo nos dá vantagens no mercado”, contou ele. Para o diretor Marcelo Meraio, a assinatura foi a demonstração de garantia da preocupação do prefeito José Crespo em manter as empresas na cidade. “Nós ganhamos segurança, pois trabalhávamos não com a certeza da isenção destes impostos, já que mantínhamos um acordo verbal com representantes do governo municipal passado, desde 2012. Isso nos dá fôlego para investir”, disse ele.

Outra empresa que fomenta a economia de Sorocaba e obteve os incentivos foi a JCB. A empresa emprega mais de 300 funcionários direta e indiretamente. O presidente José Luís Gonçalves destaca que o decreto proporciona vantagens em custos que refletem no mercado. “Isso nos ajuda a trabalhar com mais garantias, principalmente relacionado a todo investimento que se fez. Com esta garantia, nós também temos maior confiança em atuar aqui”, contou.

“Sorocaba está de portas abertas para novas indústrias, mas não podemos nos esquecer das empresas com potencial econômico e produtivo da nossa cidade. A cidade é reconhecida como um local que proporciona segurança jurídica e por isso, espero que outras empresas se instalem aqui, tenham sucesso e cresçam junto”, ressaltou o secretário Robson Coivo.

Tags:,