O prefeito José Crespo recebeu gestores do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social- para assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica para elaboração de projetos de futuros investimentos em obras de infraestrutura da cidade, nesta quarta-feira (03). A parceria foi firmada em reunião na presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo, e secretários municipais.
A instituição já é parceria do Poder Público em projetos importantes. “Fiz questão de recebê-los com minha equipe, pois esta instituição tem importantes projetos que foram realizados e que a partir de agora a gente irá discutir e planejar a parceria dos futuros”, disse José Crespo.
O secretário de Saneamento, Alceu Segamarchi, e o de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, falaram sobre os grandes projetos que já estão em desenvolvimento como: BRT – Bus Rapid Transit- na área da mobilidade urbana, que foi implantado recentemente com parceria da inciativa privada e do governo federal. “Além disso, nós teremos CAF- a CAF – Corporação Andina de Fomento, que é um Banco de Desenvolvimento da América Latina. A Prefeitura receberá um recurso financeiro de para investir em um Programa Ambiental e de Otimização Viária da cidade em consonância com princípios de sustentabilidade, promovendo adequação do sistema viário às necessidades de mobilidade impostas pelo processo de desenvolvimento econômico vivenciado nos últimos anos em Sorocaba”, contou Fioravante.
“Isso significa que as taxas são menores nos bancos oficiais e a velocidade que esses empréstimos são liberados também é menor. São poucos os municípios brasileiros que podem ostentar essa letra A no CAPAG e esse é o principal índice analisado pela Caixa Econômica Federal (CEF) e por outros agentes de fomento na hora de conceder um empréstimo”, completou Alceu Segamarchi, que também está à frente da Promotoria Econômica da Prefeitura de Sorocaba.
Logo em seguida, foi feita uma apresentação de um vídeo institucional de Sorocaba, com número e dados importantes da cidade. Depois, alguns secretários apresentaram projetos que já estão em fase final para a possível parceria nas áreas de Cultura, Meio Ambiente, Saúde e Tecnologia.
De acordo com Osmar Lima, chefe de departamento da Área de Consultoria de Investimentos, o BNDES tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento dos municípios para atrair a iniciativa privada e estas parcerias têm crescido muito ultimamente. Além disso falou sobre as frentes de trabalho do banco e sobre o potencial de Sorocaba “Nós conhecemos a relevância que esta cidade oferece e temos três linhas de crédito importantes nas áreas de Mobilidade Urbana, Iluminação Pública e Resíduos Sólidos”, disse ele. A Prefeitura de Sorocaba já possui projetos nas áreas citadas e depois de assinado o acordo, as próximas etapas são os envios do material para analises e avaliações. Em seguida, serão realizados os procedimentos de diagnóstico e detalhamento.
Também estiveram presentes o gerente do BNDES, Frederico Valente e seu assessor e Roger Vocos, gerente de São Paulo. Da Prefeitura compareceram os secretários: Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos), Jeferson Gonzaga (Segurança e Defesa Civil), Fábio Camargo (Habitação e Regularização Fundiária), Miriam Zacarelli (Planejamento e Projetos), Fábio Pilão (Conservação, Serviços Públicos e Obras), Werinton Kermes (Cultura e Turismo), Éric Vieira (Gabinete Central), Ana Lúcia Sabadin (Assuntos Jurídicos e Patrimoniais), Hudson Zuliani (Licitações e Contratos), Marina Elaine Pereira (Saúde), André J. Gomes (Educação), Mirian Zacarelli (Planejamento e Projetos), Alexandre Robim ( Chefe de Gabinete), Wilson Unterkircher ( representando o SAAE), Maurício Campanati ( funcionário da secretaria de Saneamento), Jesse Loures (Meio Ambiente, Parques e Jardins), Osmar Thibes Junior (Recursos Humanos), Jeferson Gonzaga (Segurança e Defesa Civil), Simei Lamarca (Esporte e Lazer), Robson Coivo (Desenvolvimento, Trabalho e Renda) e Marcelo Regalado (Fazenda).