A Prefeitura de Sorocaba deverá iniciar na próxima segunda-feira (3) as obras de manutenção da ponte localizada na rua Flor do Carvalho, que passa sobre o Rio Pirajibu-Mirim, no bairro Cajuru. Paralelamente, a administração deverá dar prosseguimento à licitação para a construção de uma nova ponte, em concreto, nas proximidades do local, mais moderna e segura. As medidas foram anunciadas na tarde desta quarta-feira (28) pelo prefeito José Crespo durante visita ao local, ocasião em que, acompanhado de secretários municipais e do comandante do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Miguel Ângelo de Campos, se reuniu com moradores para ouvir suas demandas e trazer as novas informações.
De acordo com o prefeito, a expectativa é que as obras de manutenção sejam realizas entre 20 e 30 dias. Esse prazo mais curto só foi possível graças à doação do material necessário para a execução das obras por parte de um empresário. A manutenção é uma medida provisória para que, após nova vistoria por parte da Defesa Civil, ela possa ser liberada para o fluxo de veículos e passagem dos pedestres. “Paralelamente, nós daremos sequência à licitação para as obras de construção de uma nova ponte, em concreto, muito mais moderna e segura, que será construída ao lado desta já existente”, destacou o prefeito José Crespo, seguido por aplausos dos moradores presentes.
O secretário de Conservação, Serviços Públicos e Obras, Fábio Pilão, explicou que a expectativa é de que tão logo seja concluído o processo de licitação da nova ponte, o que deverá acontecer ao longo do mês de dezembro, as obras deverão levar entre quatro e seis meses. “Não é uma obra fácil, pois dependemos inicialmente, também, do remanejamento de postes da CPFL e de telefonia, assim como outras intervenções viárias no local”, destacou.
O vereador João Donizeti Silvestre esteve no local e elogiou as ações anunciadas pelo prefeito. “Essa é uma importante região e por esta ponte passam dezenas de veículos diariamente. Por isso, esse anúncio em realizar a manutenção para que logo o tráfego seja liberado e posteriormente uma nova ponte em concreto seja construída é uma medida que merece ser elogiada”, disse.
José Carlos da Silva, de 48 anos é morador da região do Cajuru e passa pelo local diariamente. Ele elogiou a atitude do prefeito em vistoriar o local, conversar com os moradores e, principalmente, anunciar as medidas emergenciais e o novo investimento, ou seja, a construção da nova ponte. “O prefeito José Crespo merece todo nosso respeito em vir até aqui e falar conosco sobre esse problema e anunciar as medidas visando resolvê-lo e o melhor: em construir essa nova ponte, mais moderna e segura”, disse.
Durante o período de interdição da ponte, a linha de ônibus 75 – Campininha, que passa também pelo local, passou a seguir o seguinte trajeto: manterá seu percurso até o Jardim dos Pássaros, retorna na Avenida Independência, Avenida Paraná Cajuru, Estrada do Bairro dos Carvalhos, Rodovia Castelo Branco sentido interior, retorna no Pontilhão da Toyota, entra na Castelo Branco sentido capital, Estrada do Bairro dos Carvalhos, Avenida Paraná, Avenida Independência, Rua Hércules Franceschini, voltando em seguida ao itinerário normal.