Prefeito apresenta resultados das medidas anticrise

Por: Secom

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio e os secretários que compõem a equipe do Comitê de Otimização de Gasto Público (Cotim) se reuniram no final da tarde de quinta-feira, no Teatro Municipal Teotônio Vilela, com os funcionários que ocupam cargos de chefia ou cargos comissionados e todos os secretários municipais para apresentar os resultados já obtidos com as medidas anticrise adotadas no Governo Municipal, bem como, apresentar o cenário econômico nacional e municipal. Pannunzio aproveitou para pedir o empenho de cada um para evitar gastos desnecessários e ajudar para que o governo possa terminar o ano com o orçamento sem déficits. Usando o caso do governo federal – que recentemente enviou à Câmara Federal sua peça orçamentária com déficit de R$ 30 bilhões -, Pannunzio disse que isso não irá acontecer em Sorocaba e a Prefeitura encaminhará à Câmara dos Vereadores uma Lei Orçamentária Anual (LOA 2016) “de verdade e realista”.

Pannunzio abriu a reunião dizendo jamais ter visto uma crise como esta. “A situação não aflige só nós de Sorocaba”. Destacou os cortes feitos no início de sua gestão, em 2013 – como a redução do número de secretarias, diminuição do número de cargos comissionados, e redução de empresas públicas e Organizações Sociais -, que estão ajudando agora a cidade a passar pela crise com mais serenidade. Lembrou de cidades que cortaram serviços e do governo do Rio Grande do Sul que está deixando de pagar funcionários por problemas de caixa.

O secretário da Fazenda, Aurílio Caiado, apresentou os indicadores nacionais que deverão nortear o planejamento da administração pública para os anos vindouros – como queda de 2,26% do PIB, Taxa Selic de 14,25% -, e esmiuçou os dados de despesas e receitas do município. Caiado falou também da execução orçamentária de Sorocaba. “No momento de crise, temos que nos preparar para maior pressão da demanda. (…) E é na adversidade que se mostra o maior poder de uma equipe.”

O secretário de Planejamento e Gestão, Edsom Ortega, disse que a Prefeitura tem como desafio reduzir gastos correntes, que exigem pagamentos imediatos. Apresentou a economia obtida por algumas secretarias com a mudança de algumas práticas e revisões de contratos e, por fim, apresentou um canal de comunicação para que os servidores públicos apresentem ideias que possam gerar economia para a Prefeitura.

Antes de finalizar o encontro, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio lembrou da recém-enviada peça orçamentária do Governo Federal (encaminhada ao Congresso) que apresentava um déficit de R$ 30 bilhões entre receita e despesa. Pannunzio garantiu que “isso, aqui em Sorocaba, não vai acontecer.” Disse que o governo já dispõe de cerca de 60% do dinheiro previsto para o pagamento do 13º salário do funcionalismo e pediu para que todos se empenhem no trabalho “para que cidade continue atendendo sua gente.” Também participaram da reunião os secretários de Administração, Roberto Juliano, e de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho.

Tags:,