Prefeito apresenta laboratório de análises clínicas da rede municipal

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Serviço passou a ser executado pela Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (Afip) e ganhou qualidade e agilidade na liberação de resultados. Usuário agora poderá conferir laudo dos exames via internet

 

 

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio apresentou, nesta sexta-feira (13) pela manhã, o novo laboratório de análises clínicas de exames de urgência e emergência da rede municipal, que está em funcionamento desde o último dia 3 de novembro na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Oeste. O serviço é executado pela Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (Afip), de São Paulo, vencedora de licitação, e já promoveu uma redução pela metade no tempo médio de espera de liberação dos resultados, que passou a ser de duas horas.

A empresa, contratada por um ano e com possibilidade de renovação por mais quatro, também está responsável pelos demais serviços rotineiros de análises clínicas da rede municipal, solicitados via Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto-Atendimento. Neste caso, o prazo de espera pelo resultado, que era de 30 dias, não deve passar de três dias até retornar à unidade de saúde e de 48h para disponibilização via internet. Essa é outra vantagem, pois o munícipe pode acessar on-line o resultado do seu exame.

“Agilidade, qualidade e celeridade são determinantes em ações para diminuir o sofrimento do paciente durante o tratamento. Pode ser o diferencial entre a vida e a morte, inclusive”, destaca Pannunzio. Destacou que houve várias mudanças na prestação desse serviço no município nos últimos anos e que esta veio para ficar: “A Afip tem reputação ilibada e vamos centralizar todos os exames numa só empresa, o que chegou a ser feito por quatro ao mesmo tempo. Só o nosso Laboratório Municipal, o Labac, não dá conta da demanda, devido ao crescimento da cidade, e servirá de unidade de apoio”.

A Afip disponibiliza para a rede municipal cerca de 450 tipos de exames. A previsão é que sejam realizados 15 mil procedimentos de urgência e emergência ao longo de um ano, número que sobe para 140 mil, caso sejam computados os atendimentos que serão prestados à rede toda. O investimento anual da Prefeitura é de R$ 8 milhões. Os valores pagos pelos serviços têm como referência a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nos demais casos, aqueles não cobertos pelo SUS, a unidade de referência é o chamado CBHTM, a tabela de convênios”, aponta o secretário da Saúde, Francisco Fernandes.

Tecnologia

O novo laboratório montado na UPH Zona Oeste tem equipamentos de última geração. É possível realizar exames emergenciais e urgentes de creatinina, urina 1, hemograma, glicemia, CK e CKMB, sódio/potássio, gasometria, TGO e TGP e hemocultura, entre outros. No local, atuam 17 profissionais da Afip, além de outros 24 numa segunda unidade localizada no Centro (Rua Minas Gerais), que está sendo reestruturada e onde, a partir de dezembro, funcionará como unidade de coleta especial. No momento, é feita apenas a triagem dos exames de rotina recebidos das UBSs (via Labac), para processamento em São Paulo, no laboratório central dessa rede de medicina diagnóstica.

Coordenador do laboratório da Afip em Sorocaba, Marcelo Martins explicou que as amostras de exames de urgência e emergência, coletadas, por exemplo, na UPH Zona Norte, também são encaminhadas para processamento no laboratório da UPH Zona Oeste, via motoboy, de hora em hora. “Já o envio para São Paulo, dos exames de rotina, são feitos diariamente. Nosso sistema, permite fazer um monitoramento em tempo real da demanda de serviços e identificar possíveis atrasos e falhas, bem como adotar medidas para agilizar os processos.”

Chefe de Divisão de Apoio Diagnóstico Terapêutico da SES, Daniangela de Grandi Barbosa elogiou a qualidade e agilidade do serviço prestado, bem como a acessibilidade que o modelo permite. “Houve uma universalização do acesso às informações. Via internet, qualquer médico da rede pode ter acesso a um determinado exame de paciente, independente de onde tenha sido feita a solicitação inicial. Houve uma integração do sistema.” Ela destaca que o modelo de busca permite ainda a economia de tempo no diagnóstico do paciente e de gastos à administração, sem a necessidade de repetições de exames. “É qualidade com economia”, acrescenta o secretário da Saúde.

 

Conquista

O prefeito Pannunzio destacou a confiabilidade do resultado dos exames prestados, tal a dimensão e o prestígio que a Afip goza nos meios de saúde, com procedimentos de segurança que minimizam a possibilidade de erros no processo. “É uma instituição com selo de qualidade. Esse serviço, disponível desta forma, é uma conquista muito grande para o município e para o cidadão”, corrobora Francisco Fernandes.

“Ousadia de buscar sempre o melhor. Esse é o nosso objetivo e esta é uma conquista fundamental, que veio para ficar”, finaliza Pannunzio, que aproveitou a ocasião para visitar toda a estrutura da UPH Zona Oeste, que centraliza os atendimentos especiais de pediatria da rede municipal.

A solenidade de entrega do laboratório da Afip na UPH Zona Oeste, entre outras autoridades, contou ainda com a presença do secretário de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho, da deputada estadual Maria Lúcia Amary, dos vereadores José Francisco Martinez, Luís Santos e Neusa Maldonado, além do ex-vereador Arnô Pereira, representando o deputado federal Vitor Lippi.

 

A Afip

A Afip é uma instituição privada, sem fins lucrativos e filantrópica fundada na década de 1970 por profissionais da área da saúde, professores universitários e pesquisadores, com o objetivo de fornecer suporte financeiro para atividades de docência, pesquisa científica e atendimento médico à comunidade, com ênfase no serviço público de saúde. Além da sede na capital paulista, a Afip mantém mais de 50 endereços em 6 Estados brasileiros, para o cumprimento de suas finalidades estatutárias e sociais.

A associação tem reconhecimento de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, além de possuir há mais de 25 anos o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – Saúde (Cebas). Além disto, se destaca pela conquista da certificação de Acreditado com Excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível mais alto de qualidade, o que representa processos bem estruturados e atendimento de alta performance aos clientes.

O NTO Central (Laboratório da Afip em São Paulo) realiza cerca de 4 milhões de exames por mês – 80% deles voltados ao setor público -, com capacidade instalada para até 6 milhões de exames/mês. Além da Medicina Diagnóstica, a Afip possui mais 15 institutos, todos voltados para a área da saúde, divididos em três eixos: pesquisa e ensino, relevância social e serviços. Com esta parceria com a Secretaria de Saúde de Sorocaba, serão ao todo 17 cidades atendidas pela instituição.

Tags:,