Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeito-antonio-carlos-pannunzio-visita-ensaios-das-escolas-de-samba/
Acessado em: 30/11/2025 - 07h52

Prefeito Antonio Carlos Pannunzio visita ensaios das escolas de samba


 

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio acompanhou, na noite desta terça-feira (3), os ensaios de três escolas de samba que desfilarão no Carnaval de Sorocaba. Acompanhado do vereador José Francisco Martinez e da secretária da Cultura, Jaqueline Gomes, Pannunzio visitou a Associação Cultural Escola de Samba Furiosa Real, da Vila Hortência, onde foi recebido pelo presidente João de Carvalho. Com cerca de 230 integrantes, a escola leva para a avenida o samba enredo “A Furiosa Real faz um negocio da China”. 

A segunda parada foi na Escola de Samba 28 de Setembro, da Vila Assis, que levará para o desfile do dia 14 cerca de 300 integrantes. O presidente Ricardo de Carvalho garante que a escola, que vem ensaiando desde julho do ano passado, entre para brigar pelo título do carnaval sorocabano.

Com cerca de 220 integrantes, a Escola de Samba Unidos do Cativeiro também vem intensificando os ensaios para fazer bonito na avenida. Com o samba enredo “Todos nós Podemos ser Artistas”, a escola homenageia o sorocabano Pedro Salomão José. 

Nesta quinta-feira (5) o prefeito visita outras escolas que também desfilarão no Carnaval do Parque das Águas.

Os desfiles das Escolas de Samba serão realizados nos dias 14 e 15 de fevereiro (sábado e domingo) no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. “Tenho certeza de que realizar esta grande festa no Parque das Águas vai revolucionar o Carnaval da nossa cidade. Vamos ocupar um espaço que tem por finalidade promover o encontro das pessoas. Será um espetáculo muito bonito para toda a família sorocabana”, destacou o prefeito.

 

A estrutura

 

O desfile contará neste ano com a participação de quase quatro mil pessoas desfilando em nove escolas de samba da cidade: Império do Parque das Águas, Furiosa Real, Planeta Negro, 28 de Setembro, Carinhosa da Nova Esperança, Estrela da Vila, Unidos do Cativeiro, Gaviões da Fiel e Unidos da Zona Norte.

A estrutura do Carnaval será bem maior do que nos anos anteriores e envolverá o trabalho de 300 pessoas das Secretarias da Cultura, da Saúde (SES), de Governo e Segurança Comunitária (SEG), da Fazenda (SEF), de Serviços Públicos (Serp), do Gabinete do Poder Executivo (GPE), da Urbes – Trânsito e Transportes, além do Conselho Tutelar, Brigadistas e da própria Liga Sorocabana dos Blocos e Escolas de Samba (Lisobes).

A Passarela do Samba do Parque das Águas terá capacidade para abrigar 6.130 pessoas por dia, sendo 3.240 sentados e 2.640 em pé, num aumento de 41% em relação a 2014, quando a capacidade de público/dia era de 4.340 pessoas, sendo 2.430 na arquibancada e 1.200 em pé.

Para dar mais comodidade ao público que for conferir o Carnaval, a Prefeitura de Sorocaba vai disponibilizar três bolsões de estacionamento, com um total de 700 vagas por dia, inclusive com vagas para pessoas com deficiência. Em 2014, o estacionamento no Alto da Boa Vista tinha capacidade para 300 veículos.