Prefeita Jaqueline aprova projeto que fortalece a Muralha Eletrônica
Por: André Canevalle
A Prefeita de Sorocaba, Jaqueline Lilian Barcelos Coutinho recebeu, na manhã desta quinta-feira (21) em seu gabinete, o Secretário de Mobilidade e Acessibilidade, Luiz Carlos Franchim, e o Secretário de Segurança e Defesa Civil, José Augusto de Barros Pupin. Na ocasião, ela apreciou o projeto de futura implantação de novos radares eletrônicos nos limites do município, fortalecendo a chamada muralha eletrônica, tornando-a muito mais efetiva.
Franchim explicou que, com os novos radares e câmeras inteligentes implantados pela Urbes, as divisas da cidade com outros municípios estarão cobertas pelo monitoramento, garantindo que todos os veículos que entrarem ou saírem de Sorocaba tenham suas placas fotografadas e enviadas imediatamente à central de monitoramento e, posteriormente, ao banco de dados do Governo do Estado, que por fim repassa de volta ao município, para a Secretaria de Segurança. Com isso, serão detectadas infrações de trânsito, veículos furtados, envolvidos em crimes, em rota de fuga, e com documentação irregular.
“Trata-se de um enorme fortalecimento do monitoramento de veículos em nossa cidade, reforçando o sistema já existente e garantindo a detecção imediata e completa dos que estiverem com situações irregulares”, explicou o secretário.
Pupim afirmou que o sistema será utilizado pela Guarda Civil Municipal, pelo chamado “espelhamento”, ou seja, apesar de o sistema ser voltado para o monitoramento do trânsito, ele será complementarmente utilizado pela SESDEC para reforçar a identificação de veículos utilizados em crimes, com irregularidades, ou em fuga.
“Estamos utilizando todas as imagens disponíveis na cidade para o reforço da segurança pública. Com os novos equipamentos da Urbes, teremos uma quantidade ainda maior de dados para abastecer nosso sistema. A muralha eletrônica que efetivamente se constitui com esses novos radares e câmeras, será importantíssima para Sorocaba”, ressalta o secretário.
De acordo com a Urbes, os recursos para implantação dos novos radares e câmeras virão do FUMTRAN (Fundo Municipal de Trânsito), cujos recursos são provenientes das multas decorrentes de infrações no trânsito, praticadas nas vias do município.
Jaqueline deu o aval para que a Urbes passe às tratativas necessárias para implementar o sistema. “Tenho certeza de que esse projeto terá um impacto altamente positivo sobre a segurança e monitoramento de trânsito em Sorocaba, coibindo e identificando infrações e reforçando nosso sistema de detecção de veículos envolvidos em irregularidades”, destaca a prefeita.
O prazo para o início do funcionamento do novo sistema dependerá de questões licitatórias. Contudo, a Urbes prevê que esteja em funcionamento dentro de 90 dias.
Tags:Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade, Segurança Pública e Defesa Civil, Urbes
