Prefeita entrega cinco novas ambulâncias que passam a reforçar o SAMA
Por: Marcelo Andrade
O Serviço de Atendimento Municipal de Ambulância (SAMA) de Sorocaba ganhou, a partir de hoje (16), o reforço de cinco novos veículos e, até a próxima sexta-feira (20) outros três deverão ser incorporados à frota, totalizando oito novos carros. Há sete anos, ou seja, desde 2012, não havia a renovação da frota da SAMA. Também até a próxima sexta-feira, a cidade passará a contar com duas novas viaturas do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) – fornecidas pelo Ministério da Saúde, que substituirão veículos da frota atual. As unidades que forem retiradas ficarão como reserva técnica da frota do SAMU.
A entrega das novas ambulâncias foi feita na manhã desta segunda-feira pela prefeita Jaqueline Coutinho, em solenidade realizada no estacionamento do Palácio dos Tropeiros, sede da Prefeitura de Sorocaba. O evento contou com a presença de secretários municipais, entre eles, o médico Ademir Watanabe, novo secretário de Saúde do município, além do presidente da Câmara, Fernando Dini, e dos vereadores Anselmo Neto – que integra a Comissão de Saúde do Legislativo, José Francisco Martinez, Renan dos Santos e Wanderley Diogo.
“O reforço dessas novas ambulâncias é de extrema importância para que possamos garantir cada vez mais qualidade e eficiência nos serviços do setor de Atendimento Municipal de Ambulância (SAMA)”, destacou a prefeita, que completou: “A meta do nosso governo é que a saúde seja cada vez mais priorizada, com inovação nos serviços prestados, mas de forma racional com os gastos públicos.”
“Esse momento é muito importante pois demonstra nosso poder de reação perante as dificuldades”, resumiu o presidente da Câmara, Fernando Dini.
O secretário da Saúde, o médico Ademir Watanabe, explica que as cinco novas ambulâncias que reforçarão o Serviço de Atendimento Municipal de Ambulância (SAMA) e darão apoio ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).
Funcionamento permanente
Os veículos são ambulâncias do Tipo A, equipados com maca retrátil e com suporte/sistema de oxigênio, utilizados para o transporte de pacientes com risco conhecido, buscas nas residências e transporte de pacientes para consultas e exames dentro e fora do município. São veículos modelo Master Renault, zero quilômetro, locados por um período de 24 meses. “Isso garante ao município dispor, de forma permanente, de veículos em condições de rodagem, mesmo que haja a necessidade de substituição”, explica a prefeita Jaqueline Coutinho.
Cada veículo desse roda mais de 300 km por dia. Essas cinco ambulâncias realizarão mais de 3 mil atendimentos mensais no serviço de simples remoção, fora os atendimentos do serviço de transporte intermunicipal e SAMU. Cada veículo faz uma média de 20 atendimentos/dia. Apenas no serviço de transporte de pacientes para fora do município, estão cadastrados mil pacientes.
O agendamento do serviço de transporte de pacientes é feito em qualquer uma das sete unidades das Casas do Cidadão. Para requerê-lo, o munícipe deve comparecer a uma das unidades com a documentação e pedir a abertura do processo de solicitação de transporte para tratamento médico, sendo recomendável que isso seja feito com a maior antecedência possível. A análise e aprovação, ou não, do pedido é feita em três dias e pode ser retirada em qualquer Casa do Cidadão.
Tags:Saúde
