Prédio de antiga escola estadual ficará sob cuidados da comunidade
Após se reunirem na semana passada com o secretário da Educação, Mario Bastos, e com o vereador João Donizete, os moradores do bairro do Iporanga que utilizam as instalações da antiga escola estadual Reverendo Augusto da Silva Dourado para atividades de lazer estão se preparando para assumir o controle sobre o prédio de modo responsável e ordenado.
A escola esteve sob os cuidados da Secretaria de Estado da Educação até abril de 2018, quando seu prédio foi devolvido ao município de Sorocaba. Desde então, as instalações têm sido invadidas e vandalizadas com frequência, atrapalhando as pessoas que desejam utilizar a quadra de futebol coberta nas dependências da unidade.
Para evitar riscos à segurança das pessoas e zelar pelo imóvel municipal, a Secretaria da Educação cortou a energia elétrica do prédio e lacrou a sua entrada até a decisão final sobre a nova destinação. Seguindo sugestão do secretário Mario Bastos, os moradores estão agendando um mutirão para realizar a limpeza de toda a estrutura, com ajuda da Prefeitura. Em seguida, apresentarão uma proposta ao Poder Público para administrarem a utilização do prédio por meio de uma empresa constituída pelos próprios moradores.
“Precisamos de pessoas que sejam comprometidas dessa forma, que defendam a comunidade e se comprometam a cuidar da escola como se fosse as suas casas, porque na verdade a escola é exatamente isso: uma extensão das nossas casas”, explica o secretário da Educação.
Com a nova medida, os próprios moradores deverão coordenar a utilização da quadra de futebol pela comunidade, os horários de funcionamento e até sugerir novas destinações para o prédio, com foco em Educação e Assistência Social, após a aprovação da Prefeitura.
