Pré-Conferência da Cultura ocorre neste sábado

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A participação da população é fundamental. Até este momento, mais de 200 pessoas já se inscreveram

A população ainda pode se inscrever à 5ª Conferência Municipal da Cultura e, assim, colaborar na elaboração do Plano Municipal de Cultura, que definirá os programas e ações culturais a serem desenvolvidos nos próximos dez anos em Sorocaba. Organizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a conferência terá dois momentos distintos: a Pré-Conferência, que será realizada neste sábado (16) e, uma semana depois, no dia 23, a Conferência em si. Os eventos ocorrerão das 8h às 18h, na Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec).

Uma das mais representativas ferramentas sociais, a conferência terá como tema “Cultura e Democracia” e promoverá o encontro entre cidadãos, membros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), agentes culturais e representantes do governo municipal.

Entre os objetivos destes encontros está divulgar as ações e as políticas públicas realizadas pela Secretaria da Cultura, discutir a importância do Sistema Municipal de Cultura, expor o cronograma de elaboração do Plano Municipal de Cultura e os eixos temáticos a partir dos quais serão definidas e votadas suas metas e ações.

O Plano Municipal da Cultura deverá conter o diagnóstico do desenvolvimento da cultura; diretrizes e prioridades; objetivos gerais e específicos; estratégias, metas e ações; prazos de execução; resultados e impactos esperados; recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis e necessários; mecanismos e fontes de financiamento; e indicadores de monitoramento e avaliação.

Os eixos definidos pelo Conselho Municipal de Política Cultural para serem debatidos na Conferência Municipal são: Patrimônio Cultural; Gestão Pública de Cultura; Fomento à Produção e Formação Cultural; Acesso e Descentralização da Cultura; Diversidade Cultural; e Economia da Cultura.

Participação é fundamental

A participação da população é fundamental neste processo, pois este é o momento de cada um expor suas ideias e aquilo que quer para a Cultura de Sorocaba para os próximos anos. Este será um documento de planejamento que reunirá os anseios da sociedade aos interesses e possibilidades do poder público, facilitando a execução das políticas públicas de cultura. Até o momento, mais de duzentas pessoas já se inscreveram para participar da 5ª Conferência Municipal da Cultura.

“Temos muitas pessoas engajadas neste projeto, que estão contribuindo com a construção do nosso primeiro Plano Municipal de Cultura. Este é um momento muito importante para o desenvolvimento cultural de Sorocaba e queremos que a população participe e nos ajude neste processo”, destaca Jaqueline Gomes, secretária da Cultura.

A jornalista Maria Helena Amorim é uma das pessoas que está colaborando neste processo e, inclusive, participou das Rodas de Conversa sobre Cultura, realizadas em 2015. “É fundamental a construção de um Plano Municipal de Cultura para a nossa cidade e todo este planejamento tem que ser feito a partir das demandas que são levantadas no município. Só desta maneira é que poderemos mudar a sistemática que é realizada hoje”, destaca.

Ela ainda enfatiza sobre a importância da população sorocabana, envolvida direta ou indiretamente com a Cultura, participar da Conferência. “Este é o momento desses atores se manifestarem e fazerem a diferença neste processo de construção do plano municipal de cultura que, a meu ver, é absolutamente democrático”, conclui.

Quem também está participando da construção desta política é o ator e diretor Carlos Doles, membro do Conselho Municipal de Política Cultural. “O Plano Municipal vai garantir uma política pública cultural continuada, que pense na cidade, na classe artística e no público, independente das mudanças que ocorram na administração municipal”, declara. “A conferência é o momento para ouvirmos os artistas e colocar a mão na massa. Já fizemos as Rodas de Conversa, das quais participei, e também demos início ao mapeamento cultural. Pelo o que pesquisamos, entre cidades do mesmo porte, Sorocaba está dando um grande salto e seguindo um caminho muito legal, com uma participação bem bacana da classe artística sorocabana”, completa.

Programação

Na Pré-Conferência, a partir da abertura, às 8h, a secretária Jaqueline Gomes apresentará um panorama contextualizador da situação da cultura em Sorocaba. Para falar sobre o Estado de São Paulo, o evento contará com a participação de Osterno Antônio de Souza, assessor técnico da Secretaria de Estado da Cultura. Já o representante do Ministério da Cultura será Gil Marçal, chefe da Representação Regional São Paulo do Ministério da Cultura (MINC).

Em seguida, às 10h30, será realiza a Mesa Redonda – “Cultura e Democracia”, com a participação da Profa. Dra. Dulcinéia de Fátima Ferreira, professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – Campus Sorocaba); do Prof. Dr. Dennis de Oliveira, professor associado da Universidade de São Paulo (USP), chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e coordenador científico do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc); com a mediação de Thiago Consiglio. Integrante do Grupo Gestor da 5ª Conferência Municipal de Cultura, ele também é jornalista e produtor audiovisual e, atualmente, é realizador independente e assessor de comunicação do grupo Trupé de Teatro.

Na sequência, às 11h30, o Grupo Gestor fará apresentação do cronograma de elaboração do Plano Municipal de Cultura. Para encerrar, às 14h, terá início a reunião dos grupos de trabalho de cada eixo temático.

Já na Conferência, no dia 23 de janeiro, os grupos de trabalhos se reunirão a partir das 9h30 para finalizar e deliberar acerca das ações e metas do Plano Municipal de Cultura que serão apresentadas em plenária, a partir das 14h.

A Fundec está localizada na Rua Brigadeiro Tobias, 73, no Centro. Mais informações podem ser obtidas no hotsite: cultura.sorocaba.sp.gov.br/conferenciadecultura/ ou pelo telefone (15) 3212.7280.

Pré-conferência (16 de janeiro)

08:00 – 09:00: Credenciamento

09:00 – 09:30: Abertura

09:30 – 10:00: Palestra MINC

10:00 – 10:30: Palestra Secretaria do Estado

10:30 – 11:30: Mesa redonda – Cultura e Democracia

11:30 – 12:00: Apresentação do Plano – Grupo Gestor

12:00 – 12:30: Alinhamento dos Grupos de Trabalho

12h30 – 14:00: Almoço

14:00 – 18:00: Reunião dos Grupos de Trabalho

Conferência (23 de janeiro)

09:00 – 9:30: Abertura

09:30 – 12:30: Reunião dos Grupos de Trabalho

12:30 – 14:00: Almoço

14:00 – 17:00: Plenária

Tags:,