Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prazo-para-regularizacao-no-bolsa-familia-termina-nesta-sexta/
Acessado em: 20/01/2026 - 00h55

Prazo para regularização no Bolsa Família termina nesta sexta-feira

Por: Secom

O acompanhamento tem que ser feito nas Unidades Básicas de Saúde

Termina nesta sexta-feira (22), o prazo para que beneficiários do Programa do Governo Federal Bolsa Família realizem o acompanhamento de pesagem em uma das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba, sob o risco de perderem os benefícios. A convocação está sendo feita pela prefeitura, por meio das Secretarias de Igualdade e Assistência Social (Sias), Saúde (SES) e Educação (Sedu).

A regularização é direcionada às famílias que tenham crianças menores de 7 anos de idade e/ou mulheres entre 14 e 44 anos. A obrigação dos beneficiários é de realizar uma vez a cada seis meses o acompanhamento da condicionalidade de saúde junto às UBS’s, sob o risco de suspensão e até cancelamento do benefício, caso não compareçam.

Os acompanhamentos são para realizar a atualização da carteira de vacinação, acompanhamento de peso e altura e o pré-natal. O objetivo do acompanhamento é efetivar o compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS), com a erradicação da miséria, bem como a garantia do direito à saúde das famílias.

De acordo com Clodoaldo de Jesus, chefe de gerenciamento do Bolsa Família na Sias, a ideia é fortalecer esse acompanhamento para que os beneficiários não sejam prejudicados.

A secretária de Igualdade e Assistência Social, Cíntia de Almeida, reforça a necessidade de que o beneficiário faça o acompanhamento, porque “quando acontece uma quebra dessa condicionalidade, a recolocação da família no programa é mais complicada. Por isso, estamos solicitando que não deixem de procurar as unidades básicas de saúde”, explicou.

Para fazer o acompanhamento nas UBSs, basta apresentar um documento de identidade ou certidão de nascimento das pessoas que fazem parte do programa (da mesma família) e o cartão utilizado para o saque do benefício.