O projeto que incentiva compartilhamento de materiais na Prefeitura ganha aceitação dos servidores e registra 2.192 acessos.
Em funcionamento há três meses, o projeto Prateleiras Digitais da Prefeitura de Sorocaba, gerenciado pela Secretaria da Administração (Sead), possibilita o compartilhamento de materiais de consumo excedentes entre todas as repartições municipais.
O projeto entrou em funcionamento no dia 16 de setembro e o resultado começa a aparecer e de forma positiva. O material disponibilizado pelas pastas, em sua maioria, refere-se a produtos de escritórios. Neste período, foram disponibilizados o equivalente, em valores, a R$ 2.817,52 numa retirada que já gerou uma economia de R$ 1.151,90.
De acordo com Ester Lopes dos Santos Meira, chefe de seção, a página da Prateleira de Materiais já teve 2.192 acessos. “Os setores que mais disponibilizaram materiais são os vinculados ao Gabinete do Poder Executivo e os que mais retiraram são da Secretaria da Educação”, comenta. Segundo Ester, essa proposta é justamente a de promover um melhor uso dos insumos adquiridos pela Prefeitura e gerar economia aos cofres públicos.
No sistema disponível no site intranet da Sead, o funcionário responsável pelo pedido de suprimentos do seu setor pode incluir na prateleira digital itens novos ou em boas condições de uso. Pode ser material de escritório ou de limpeza, entre outros, e que estejam sobrando em seu local de trabalho. A ideia é fazer com que aquele material parado num referido setor seja utilizado em outro e com isso se evite a compra desnecessária.
Como a maior parte de materiais de consumo disponibilizados são o itens de escritórios, os servidores que desempenham a mesma tarefa de acompanhar a utilização em seus setores podem verificar qual sua necessidade e solicitar a quantidade necessária para sua unidade de trabalho. Ester explica que esses materiais ao serem solicitados são retirados no próprio setor cedente.
Entre os materiais disponíveis, atualmente a prateleira Digital conta em seu banco de dados com os seguintes itens disponíveis: Cartão de Registro de Ponto Mensal; Clips p/papel; Colchete para papel; envelopes de vários modelos, pastas e pilha.
O controle do material entre quem está fornecendo e recebendo é realizado pela Seção de Administração de Materiais e Especificação da Sead. Os responsáveis pelo sistema recebem as solicitações e fazem o contato entre as partes interessadas, de modo a que haja um melhor gerenciamento dos itens listados e a quantificação da economia gerada pelas ‘Prateleiras Digitais’.
Ester destaca ainda que o sucesso desse projeto depende da contribuição dos gestores das diversas secretarias e que, conforme disse, têm manifestado seu apoio e incentivo à iniciativa. O projeto Prateleira de Digitais é somente uma fração de uma iniciativa maior de “Gestão do Conhecimento” da Sead, iniciada em abril, e disponibiliza de maneira fácil aos usuários o como realizar os procedimentos que envolvem o setor, economizando tempo. E desde o início já são mais de 20 mil acessos. O acesso ao sistema de trocas de suprimentos pode ser feito pelo site http://intranet.sorocaba.sp.gov.br/sites/patrim/same[1]