Praça do Maria Eugênia recebe grama e galerias pluviais

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), prossegue com os trabalhos de construção de uma nova praça no bairro Maria Eugênia. Localizada ao lado do Centro Esportivo daquela comunidade, esta semana os serviços estão concentrados no plantio de grama (cerca de 1.000m2) e na implantação da galeria que receberá as águas das chuvas.

Conforme ressalta o titular da Ser, Oduvaldo Denadai, a área tem quase 18.000m2, está localizada entre as Ruas Agenor Leme dos Santos, Mario Romanó e Felizarda Vieira da Cunha. “A construção do espaço foi uma reivindicação dos moradores do bairro, mas, também, uma determinação do prefeito Pannunzio dentro de sua proposta de governo de criar espaços de convivência familiar”, afirmou o secretário.

A área conta com inúmeras árvores, algumas nativas, e outras plantadas pela Prefeitura e os próprios moradores, mas ainda deverá receber mudas de plantas ornamentais, 500m de calçadas para passeio público, bancos, iluminação e uma academia ao ar livre. “Será um espaço amplo e bonito para convivência das pessoas, mas também para prática de atividades físicas”, reforçou Denadai referindo-se ao kit de seis aparelhos que serve ao exercício físico.

Moradora vizinha à nova praça, Maria Lemos Rodrigues elogiou a iniciativa e lembrou que a área sempre ficou esquecida. “Nós plantamos algumas mudas de flores e de frutíferas como goiaba, acerola, pitanga, limão e mamão. Fico muito feliz de saber que agora teremos uma praça. Estava com um pouco de inveja porque no PA do Jardim São Guilherme tem academia, todo mundo frequenta lá e aqui não temos”, afirmou.

Academia

O programa de Academias ao Ar Livre, que já promoveu a instalação de 61 unidades pela cidade, se tornou um importante atrativo para os sorocabanos que gostam de praticar alguma atividade física diária. Instalados em parques, praças e espaços públicos, os equipamentos atraem um grande número de adeptos, principalmente nos períodos da manhã e final da tarde.

Cada academia conta com um conjunto de seis aparelhos: o esqui, que aumenta a flexibilidade dos membros inferiores e melhora a função cardiorrespiratória; o simulador de caminhada – responsável pelo aumento da mobilidade e desenvolvimento da coordenação motora e o surf, um aparelho que melhora a flexibilidade dos membros inferiores.
Também tem o simulador de cavalgada – que fortalece a musculatura dos membros inferiores e superiores, aumentando a função cardiorrespiratória; o aparelho de pressão de pernas, que fortalece a musculatura das coxas, da perna e dos quadris; e o multiexercitador, no qual são trabalhados pernas e braços para o desempenho da flexão.

Tags:,