Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/poupatempo-do-exportador-orienta-empresarios-em-sorocaba/
Acessado em: 30/11/2025 - 13h49

Poupatempo do exportador orienta empresários em Sorocaba

Por: Roberto Menna – trmenna@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

 

Com o objetivo de aumentar o volume de exportações, incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista e ajudar as empresas do Estado a encontrar mercados estrangeiros para seus produtos e serviços, o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) recebeu, nesta sexta-feira (8), a segunda edição do Seminário SP Export, conhecido como o “Poupatempo do Exportador”.

Promovido pelo programa Investe SP – ligado ao Governo do Estado – e com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), o evento proporcionou apresentações rápidas sobre capacitação, financiamento e adequação de produtos e estudos de inteligência comercial, facilitando a entrada de empresas de qualquer porte no mercado dos negócios internacionais. Também aconteceram palestras, repetidas ao longo do dia, cobrindo temas como o passo a passo da internacionalização e como elaborar um plano de negócios de exportações.

O prefeito de Sorocaba, Antônio Carlos Pannunzio, fez a abertura oficial do evento, enaltecendo o potencial que a cidade tem graças ao pioneirismo das empresas locais. “Sorocaba tem o vigésimo maior PIB do Brasil e isso é possível por meio da competência e convicção dos empresários, pesquisadores, acadêmicos, trabalhadores em geral”, afirma.

Em discurso, o vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, esclareceu que empresários de qualquer porte podem levar produtos para o exterior. “A gente vê que muitas empresas com potencial não exportam porque não sabem começar. Qualificamos bons profissionais dentro da Investe SP para ajudar empresários paulistas a exportar. Antecipar e mostrar caminhos mais fáceis para colaborar”, expõe.

Entre aqueles que participaram da SP Export, a empresária sorocabana Marli Siviero Franqui, fabricante de produtos de moda praia há doze anos, despertou interesse em conhecer sobre o ramo das exportações. “Como o momento é propício, queremos saber qual o primeiro passo para exportar. Preciso de conhecimento para começar da forma certa”, diz.

Também participaram da solenidade de abertura da SP Export os secretários Geraldo Almeida (Desenvolvimento Econômico), Rubens de Lara (Presidente Parque Tecnológico), Maurício de Freitas (Negócios Jurídicos), Aurílio Caiado (Finanças), Ivana Back (Gabinete do Poder Executivo); Vitor Lippi (Deputado Federal), Carlos Cezar (Deputado Estadual), Juan Quiroz (Presidente da Investe SP), Pedro Ângelo Vial (Inova Sorocaba), Luís Santos (Vereador).

Primeiro helicóptero sorocabano

O prefeito Pannunzio, após concluir a solenidade de abertura da SP Export, fez um voo experimental no primeiro helicóptero produzido em Sorocaba. O “Tropeiro”, como foi denominado, comporta duas pessoas e conduziu o prefeito de volta ao Paço Municipal.

Sobre o SP Export

Coordenado pela Investe São Paulo e criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação, o Programa Paulista de Paulista de Apoio às Exportações é realizado por meio de parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e integra o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), conforme convênio assinado no final de 2015.

Estão incluídos no programa missões de empresas brasileiras para prospecção de mercados internacionais, apoio à vinda de potenciais compradores e exportadores estrangeiros e seminários de capacitação, além de atendimento gratuito por meio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), da Apex-Brasil, e do Poupatempo do Exportador, iniciativa itinerante que leva serviços informações de diversas instituições distintas às principais regiões metropolitanas do Estado.