A técnica atribuída aos povos do oriente se traduz na miniaturização de plantas, garantindo-lhes todas as suas características.
A três dias da sua inauguração, o Parque Municipal “Porto das Águas” ganha neste sábado (3), a partir das 10h, um bonsai especial. O Grupo Bonsai Sorocaba, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), vai instalar um exemplar da Juniperus horizontalis, mais conhecida como Tuia-jacaré, que será plantada sobre uma pedra.
O elemento decorativo se junta ao jardim medicinal que a Sema instalou perto do Centro de Educação Ambiental do parque, compondo um paisagismo diferente daqueles existentes em outros espaços públicos.
O plantio da Tuia-jacaré, no estilo cascata sobre rocha, poderá ser acompanhado pela população interessada na técnica que, além de sua característica estética, é considerada como uma terapia para seus praticantes.
O bonsai utiliza de árvore ou arbusto de característica lenhosa para cultivo, principalmente, em vasos. Expressam leveza, beleza e harmonia e muitas produzem flores e frutos.
O Grupo Bonsai Sorocaba conta com bonsaístas de todas as idades que se encontram todo segundo domingo do mês no Jardim Botânico de Sorocaba. Qualquer pessoa pode participar para conhecer a técnica, trocar experiências ou, ainda, apresentar seus trabalhos. A atividade é gratuita.
Para apreciar o trabalho do grupo neste sábado (3) basta aparecer no Parque Municipal “Porto das Águas” que próximo à entrada do bairro Retiro São João, de frente para o Parque das Águas. Mais informações pelo e-mail jardimeducador@gmail.com[1] ou pelo telefone (15) 3235-1130.