“Por um Fio” traz reflexão sobre vida e morte
Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
Exposição da artista plástica Elza Tortello começou nesta sexta-feira na Galeria Scarpa e segue até 27 de junho
Retratar o que chama de “fases maravilhosas e doloridas” da vida. Essa foi a intenção da artista plástica Elza Tortello com a exposição “Por um Fio”, que entrou em cartaz nesta sexta-feira (3) na Galeria Scarpa. A mostra segue até 27 de junho e pode ser conferida no local de segunda a sexta-feira, sempre das 9h às 16h.
De acordo com Elza, seu trabalho, exposto em 12 obras, chama a atenção para a oportunidade de “fazermos, ao longo da vida, aquilo que somos capazes”. A artista plástica quis trazer uma reflexão acerca da vida, a passagem do tempo e a morte.
Elza mostrou-se bastante feliz com a presença maciça do público, mesmo tratando-se de um dia chuvoso. Por volta das 15h, duas horas depois da abertura da exposição, cerca de 50 pessoas já haviam passado pela Galeria Scarpa para acompanhar seu trabalho, no qual usou nanquim e lápis de cor sobre papel.
“É um tema que agora pretendo executar até o fim da minha vida, justamente para contemplar essa proposta de passagem do tempo e morte”, destacou a artista plástica. Informou, ainda, que começou a amadurecer as ideias desse projeto em 2013.
Amiga de Elza, a ex-secretária de Cultura e Educação de Sorocaba, Sheila Katzer Bovo, prestigiou “Por um fio”. Disse que não poderia perder a oportunidade de observar o trabalho de quem considera uma “grande artista plástica”. “(Elza) É uma pessoa que preza sempre por expressar emoções e trazer sempre sua identidade nas obras. Desde a infância ela sempre teve essa propensão à arte”, elogiou ela, que atualmente dá palestras.
Edital da Secult
“Por um Fio” foi contemplada – assim como outras cinco obras – em um edital da Secretaria da Cultura (Secult) para ser exposta na Galeria Scarpa. Os trabalhos foram contemplados após escolha de uma comissão formada por representantes do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) e da própria Secult. A previsão é de que todos sejam expostos até o final deste ano.
A Galeria Scarpa fica na Rua Souza Pereira, 448, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3212-7280.
Tags:Cultura, Exposição, Galeria Scarpa
