População poderá conhecer os encantos do Centro Histórico de Sorocaba
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
As vagas são limitadas
Você conhece o Centro Histórico de Sorocaba e todas as suas histórias, belezas e curiosidades? A Prefeitura de Sorocaba vai dar à população a oportunidade de ter um outro olhar sobre este lugar fascinante.
No dia 19 de fevereiro, das 19h às 21h, o historiador José Rubens Incao, coordenador da Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, fará uma visita guiada e levará os participantes a percorrer a pé as ruas da cidade, entre a Praça 9 de Julho e o Largo de São Bento.
Realizada pela Secretaria da Cultura (Secult), a atividade faz parte do Projeto Passeios Culturais, que consiste em visitas guiadas a diferentes pontos da cidade de Sorocaba. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de conhecer histórias e curiosidades que existem sobre prédios, casas e ruas do Centro Histórico.
De acordo com Incao, o trecho, apesar de relativamente curto, preserva expressiva história desde o tempo dos tropeiros, ampliando-se no final do século XIX com a instalação de chácaras no local, até consolidar-se no século XX com importantes transformações.
A ocupação da Rua Moreira Cesar, a abertura da Avenida Eugênio Salerno, a construção do Ginásio Municipal (Escola Getúlio Vargas), o Estadão (Escola Júlio Prestes de Albuquerque) e o Seminário geraram o povoamento acentuado do trecho, com casas amplas e chalés, residências de médicos e professores.
Já a Rua Cesário Mota abrigou a partir de 1910 o prédio da Escola Estadual “Antônio Padilha”, o Mirante Ondina, e um conjunto de chalés significativos do período. Destaque, também, para a Praça Frei Baraúna, antiga propriedade dos beneditinos que se transformou no Jardim Público em 1900 e que mantêm, até os dias de hoje, um espaço de convivência com árvores, feiras semanais, artesanato e atividades culturais.
As inscrições para o Passeio Cultural são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3231.5723 (Biblioteca Infantil). As vagas são limitadas.
Tags:Cultura
