Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/populacao-pode-participar-do-mapeamento-cultural-de-sorocaba/
Acessado em: 17/01/2026 - 13h34

População pode participar do Mapeamento Cultural de Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), já está recebendo o cadastramento de pessoas interessados que atuam com a Cultura no município – sejam elas físicas ou jurídicas – para compor o Mapeamento Cultural de Sorocaba. Para fazer parte os interessados devem acessar a plataforma cultura.sorocaba.sp.gov.br/mapeamento[1] e preencher o formulário disponível.

A nova ferramenta virtual foi desenvolvida pela Área de Tecnologia da Informação, da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), com apoio do Serviço de Comunicação (Secom), e vai identificar a produção cultural da cidade, ação fundamental para a construção da Política Municipal de Cultura.

“A ideia é que possamos identificar todos que estão produzindo cultura em Sorocaba de uma forma ampla, não somente artistas, mas de uma forma geral, identificando espaços, ações e atividades, para que a gente possa entender como a cultura está funcionando na cidade. É uma ferramenta de gestão pública de cultura, aberta e colaborativa, por meio da qual poderemos identificar todo o potencial criativo dos sorocabanos”, explica Jaqueline Gomes, secretária da Cultura. Trata-se de uma das ferramentas do Sistema Municipal de Cultura (SMC).

A participação da população sorocabana é de vital importância para o sucesso deste trabalho da Secretaria da Cultura. “Este nosso trabalho só vai dar certo se todos estiverem dispostos em contribuir. Dependemos da ação de todos os cidadãos que possam depositar seus dados para termos uma visão geral da cidade”, enfatiza a titular da Secretaria da Cultura.

O mecanismo está reunindo dados sobre a realidade cultural de Sorocaba e viabilizando, também, a pesquisa, divulgação e a busca por informações culturais, a contratação de artistas e serviços de entidades culturais. Além disso, auxilia no planejamento e na avaliação das políticas culturais do Município.

O banco de dados gerado pelo Mapeamento Cultural será fundamental como critério para, por exemplo, as inscrições de projetos em editais do Fundo de Cultura, LINC (Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba), contratações feitas pela Secretaria da Cultura, Prêmios de Cultura Municipais, assim como a participação em concorrências públicas promovidas pela Secult, aprofundando assim o fortalecimento das políticas públicas promovidas pela gestão de Cultura do Município.

Como funciona

O Mapeamento Cultural de Sorocaba é bastante completo e possui, inicialmente, treze categorias: Agentes Culturais; Atividades e espaços de bem-estar; Calendário de eventos; Empresas da área de cultura; Equipamentos culturais; Espaços de formação cultural; Estabelecimentos de alimentação e espaços de lazer; Instituições gestoras; Livros, publicações, estudos e pesquisas sobre cultura; Meios de comunicação; Patrimônio Cultural Imaterial; Patrimônio Cultural Material, e Políticas Públicas de Cultura.

Cada categoria possui itens. Por exemplo, na categoria ‘Agentes Culturais’ existem os itens: Artistas; Coletivos; Cooperativas, Grupos Artísticos; Produtores; Profissionais especializados na área de cultura; e Técnicos. Cada pessoa poderá se cadastrar em uma ou mais categorias. O Mapeamento Cultural possui ainda um mapa geográfico no qual quem se cadastra pode se georreferenciar.

Pode se cadastrar toda e qualquer pessoa física atuante na área cultural e residente em Sorocaba. Os sorocabanos que atuam na cultura, mas moram em outras cidades, estados e países também têm este direito. O cadastro também pode ser feito por pessoas jurídicas legalmente registradas, localizadas e atuantes na área cultural em Sorocaba.

Além disso, podem ser cadastrados espaços culturais como: teatros, salas de cinema, centros culturais, casas de leitura e escrita, bibliotecas, escolas de arte, locais de interesse turístico, galerias de arte, pontos de exposição e comercialização de produtos e bens culturais, entre outros.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail mapeamentocultural@sorocaba.sp.gov.br[2] ou pelo telefone (15) 3212.7280.

Endnotes:
  1. cultura.sorocaba.sp.gov.br/mapeamento: http://www.cultura.sorocaba.sp.gov.br/mapeamento
  2. mapeamentocultural@sorocaba.sp.gov.br: mailto:mapeamentocultural@sorocaba.sp.gov.br