População pode participar de oficinas gratuitas no Jardim Botânico
A atividade faz parte da programação especial de férias do parque
Aprender a cultivar um bonsai, uma orquídea ou até mesmo ervas e verduras, sem agrotóxico, na própria casa. Essas serão algumas das oficinas gratuitas oferecidas no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” neste mês de janeiro.
Realizadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), essas atividades de Educação Ambiental fazem parte da programação especial de férias do parque. O objetivo é promover o conhecimento e a sensibilização dos participantes sobre algumas questões ambientais de interesse coletivo.
A população poderá participar das seguintes oficinas: Papel Reciclado e Papel Semente; Cultivo de Orquídeas; Ikebana; Bolas de Sementes – Recuperação Florestal; Hortas Urbanas; Bonsai; Controle Biológico de Pragas de Jardim; Técnicas Básicas de Fotografia; As Árvores e a Cidade; e Terrário.
Todas as atividades são gratuitas e as inscrições serão realizadas no próprio dia, horário e local das atividades. As vagas são limitadas.
Sexta, sábado e domingo
Na sexta-feira (16), às 14h, os munícipes poderão aprender como dar um novo uso para um papel que seria descartado na oficina “Papel Reciclado e Papel Semente”. Além dos participantes terem a oportunidade de confeccionar folhas de papel reciclado, serão adicionadas sementes de flores e ervas ao papel, que, em contato com o solo, irá se decompor mais facilmente e germinar.
Na oficina Cultivo de Orquídeas, que acontecerá no sábado (17), às 10h, o Círculo Orquidófilo vai orientar a comunidade sobre o cultivo das espécies e até mesmo sobre a compra das mesmas, como locais seguros para a compra, tipo de espécie para cada ambiente, entre outras informações.
Já no domingo (18), às 14h, será oferecida uma oficina de Ikebana no Jardim Botânico. Durante a atividade, os participantes terão a oportunidade de aprender um pouco sobre esta técnica japonesa de vivificação floral. Ao final da aula, eles ainda poderão levar para casa um pequeno arranjo floral.
Visitas monitoradas
Outra opção para pessoas de todas as idades é participar das visitas monitoradas, que já estão ocorrendo de terça a domingo, das 9h30 às 11h30 ou das 14h às 16h, até dia 31 de janeiro.
Através da mediação realizada pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, os participantes têm a oportunidade de conhecer um pouco sobre a concepção do Jardim Botânico, suas funções e importância para o município.
A realização das “trilhas interpretativas” no fragmento de vegetação presente no local terá como objetivo sensibilizar o público para a conservação das áreas verdes urbanas e naturais, incentivando ações individuais e coletivas para ampliação e manutenção das áreas verdes em Sorocaba. É importante que o participante esteja com calçado fechado e confortável para percorrer a trilha.
O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. A entrada é gratuita.
Confira abaixo a programação de férias do Jardim Botânico:
Dia 16 (sexta-feira)
14h – Oficina de “Papel Reciclado e Papel Semente”
Os participantes terão a oportunidade de confeccionar folhas de papel “reciclado”, dando novo uso para o papel que seria descartado. Além disso, serão adicionadas sementes de flores e ervas ao papel, que, em contato com o solo, irá se decompor mais facilmente no meio ambiente e germinar.
Dia 17 (sábado)
10h – Cultivo de Orquídeas
A oficina será realizada pelo Círculo Orquidófilo e terá como objetivo orientar a comunidade sobre o cultivo das espécies (substrato, umidade, luz, entre outros) e até mesmo orientação sobre a compra das mesmas (local seguro para a compra, tipo de espécie para cada ambiente).
Dia 18 (domingo)
14h – Ikebana
Durante a oficina, os participantes terão a oportunidade de aprender um pouco sobre a Ikebana, técnica japonesa de vivificação floral, e, ao final da atividade, poderão levar consigo um pequeno arranjo floral baseado nessa técnica.
Dia 22 (quinta-feira)
9h – Bolas de Sementes – Recuperação Florestal
Técnica desenvolvida por Masanobu Fukuoka, que tem como objetivo dispersar e plantar sementes de forma simples, prática e divertida. A técnica mistura adubo, argila e sementes formando bolas, que jogadas sobre a terra e cobertas com palha derretem e, com a ajuda do adubo e a sombra, as plantas germinam.
Dia 23 (sexta-feira)
9h – Hortas Urbanas
A oficina vai ensinar que as pessoas podem cultivar ervas e até verduras sem agrotóxico na própria casa, com um custo baixo.
A ideia é interessante para quem tem pouco espaço. Além de contribuir com o meio ambiente, reutilizando uma garrafa de plástico, a prática ainda ajuda na saúde da família, incentivando o consumo de produtos de sua própria plantação.
Os participantes poderão observar que mesmo sem um quintal em casa poderão cultivar plantas alimentícias de maneira fácil e prática, tendo contato com técnicas de plantio, adubação e cuidado com as plantas.
Dia 24 (sábado)
9h – Bonsai
Durante a oficina, os participantes conhecerão o que é um bonsai e como construir um vaso para a planta, além de aprender os cuidados necessários para criar uma árvore em um pequeno vaso.
Dia 25 (domingo)
14h – Controle Biológico de Pragas de Jardim
Durante a oficina realizada no Jardim Botânico, o participante terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre algumas técnicas de controle biológico de pragas de fácil aplicação no dia-a-dia, dando ênfase para o controle de pragas que acometem os jardins.
Dia 28 (quarta-feira)
14h – Técnicas Básicas de Fotografia
Durante a oficina, os participantes receberão informações sobre técnicas básicas de fotografia. É necessário que o participante leve seu equipamento fotográfico para realização da atividade.
Dia 29 (quinta-feira)
9h – As Árvores e a Cidade
Os participantes terão a oportunidade de conhecer os benefícios da arborização urbana, as espécies indicadas para o plantio em diferentes locais, uma vez que espécies plantadas em locais inadequadas podem acarretar problemas. Eles também receberão informações sobre o plantio adequado de árvores, bem como a manutenção das mesmas.
Dia 30 (sexta-feira)
9h – Arborização Urbana – Licenciamento e Aspectos de Fitossanidade
O objetivo da oficina será de informar aos participantes sobre as técnicas para diagnóstico da “saúde” das árvores do município.
Durante a oficina, serão apresentados os principais agentes causadores de doenças nas árvores, com ênfase na importância de um acompanhamento das árvores existentes na cidade com a finalidade de minimizar o risco de quedas acidentais e possíveis danos ao município.
Além disso, os participantes irão receber informações sobre os procedimentos adotados para a autorização de corte e poda de mudas em nosso município.
Dia 31 (sábado)
9h – Terrário
A prática vai promover a criação de terrários, recipientes onde se reproduzem condições ambientais para que diferentes seres vivos terrestres se desenvolvam em um local fechado.
Durante a vivência, os participantes irão confeccionar um miniterrário, trocar experiências e conferir o desenvolvimento do terrário do Centro de Educação Ambiental “Chico Mendes”, observando como cultivar plantas nesse pequeno ecossistema.
Tags:Jardim Botânico, Jardim Botânico, Meio Ambiente, Meio Ambiente
