População pode escolher o nome da lontra do zoo de Sorocaba
Por: Secom Sorocaba
A partir desta segunda-feira (28), a população pode ajudar a escolher o nome da lontra fêmea do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. A votação será feita até o dia 8 de junho pela página oficial do zoo no Facebook (https://www.facebook.com/zooquinzinhodebarros/) ou no link: https://goo.gl/forms/Smw3ALP2eqVmWrU12.
Promovida Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), o objetivo da atividade é celebrar o Dia Mundial da Lontra (última quarta-feira do mês de maio – dia 30) e sensibiliza crianças, jovens e adultos a respeito da espécie.
“São quatro opções de nome que remetem às características da espécie”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures. “Queremos que todos participem e ajudem a escolher o nome da lontra do zoo”, ressalta.
As pessoas poderão escolher um dos nomes: Jundiuvira (nome de um dos principais rios da região da Bacia Hidrográfica de Sorocaba e Médio Tietê, a qual a cidade de Sorocaba faz parte); Jurupará (nome de uma importante Unidade de Conservação localizada no estado de São Paulo e que preserva parte do bioma Mata Atlântica: o Parque Estadual Jurupará); Lontrina (referência ao nome científico da espécie, que é Lontra longicaudis); e Mustelina (referência ao nome da família que a as lontras e ariranhas pertencem, que é a Família Mustelidae).
O nome mais votado será anunciado no dia 10 de junho, às 14h30, em frente ao recinto das lontras e também na página oficial do zoo no Facebook. Na mesma data e horário, quem estiver no zoo também poderá acompanhar a entrega de um “presente” para as lontras.
O “Quinzinho de Barros” está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.
Sobre a lontra
Em todo o mundo existem 13 espécies diferentes de lontras, sendo que duas delas ocorrem no Brasil: a lontra brasileira (Lontra longicaudis) e a ariranha (Pteronura brasiliensis), que também é conhecida como lontra gigante. A lontra e a ariranha são espécies que originalmente tem o bioma Mata Atlântica como área de ocorrência. No entanto, no caso da ariranha, é possível que atualmente apenas poucos indivíduos vivam em áreas de Mata Atlântica.
Ambas possuem hábitos semiaquáticos e dependem dos rios e lagos brasileiros para viverem. A ariranha é endêmica do Brasil, ou seja, em todo o mundo, ele só existe no nosso país. Infelizmente, ela está ameaçada de extinção.
Mas os problemas que ameaçam as ariranhas também prejudicam as lontras e não apenas a espécie brasileira. Dentre as ameaças estão a poluição dos rios, a construção de barragens, a caça ilegal e os atropelamentos.
Tags:meioambiente
