População pode conferir exposição de psitacídeos no Zoológico
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Bruno Corrá
Neste domingo (dia 12), das 9h às 12h e das 13h às 16h, os sorocabanos poderão conferir uma exposição no Museu de Zoologia do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, sobre psitacídeos, e saber mais sobre o tráfico ilegal de animais silvestres.
Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a atividade de Educação Ambiental ocorre em comemoração ao Ano do Papagaio, uma campanha da Sociedade de Zoológicos do Brasil (SZB) que visa conscientizar a sociedade sobre o tráfico desse tipo de ave em todo o território brasileiro, difundir informações sobre as espécies ameaçadas no País e buscar ajuda da população para sua conservação.
Na visita, além de conhecer mais sobre alguns psitacídeos, como o papagaio-campeiro, a arara-azul e a ararajuba, o público ainda poderá saber mais sobre o trabalho desenvolvido no local e ainda conhecer a biodiversidade do acervo do museu, composto principalmente de animais taxidermizados (empalhados) das mais diversas espécies, crânios, patas, bicos, peles, ovos, ninhos, que são utilizados para a Educação Ambiental.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, o Museu de Zoologia comporta no máximo 20 pessoas e a permanência no local será de até 30 minutos. Não serão permitidos menores de 14 anos de idade desacompanhados dos responsáveis.
Vote em um dos papagaios
Durante todo o dia, os visitantes ainda poderão escolher uma das três espécies de papagaios (papagaio-de-peito-roxo, papagaio-de-cara-roxa e papagaio-verdadeiro) que estão participando, neste mês de junho, da campanha “Sobre qual animal você gostaria de saber mais?”.
De acordo com a Sema, a espécie que obtiver mais votos será contemplada com um vídeo especial, coordenado pela equipe do zoo e em parceria com o Serviço de Comunicação (Secom), que ficará disponível na internet a partir de segunda-feira (13) e mostrará aspectos sobre sua biologia, ecologia e sobre sua vida no zoo.
Para participar da edição deste mês, a população também pode acessar o formulário pelo link http://goo.gl/forms/GpV7JoPO9xsCgmyp1 ou a página da Prefeitura de Sorocaba na rede social Facebook, e votar em sua espécie preferida. O prazo se encerra neste domingo.
O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.
Hashtag no Zoo
Outra ação educativa do zoo de Sorocaba é “Sou Zoo de Sorocaba”. A ideia é que os visitantes tirem fotos no espaço ecológico e postem na rede social Facebook, usando #souzoodesorocaba.
Até o dia 30 de junho, quem for ao zoo pode tirar uma ou mais fotos em frente ao recinto de um dos psitacídeos – papagaios, araras, maritacas e jandaias – e postar no Facebook. As melhores imagens postadas até esse dia ficarão expostas numa TV, na vitrine do Museu de Zoologia, no mês de julho.
Tags:meioambiente, Zoológico
