Policlínica sedia mutirão de consultas e exames

Por: Evenize Batista - ecbsilva@sorocaba.sp.gov.br

A Policlínica Municipal de Especialidades de Sorocaba sediou o segundo mutirão de consultas e exames neste sábado (03). Desde as 7h, foram iniciados os atendimentos para pacientes que foram agendados com antecedência e contatados pelas Unidades Básicas de Saúde da cidade. Apesar das confirmações feitas por telefone, 17% das consultas marcadas não foram realizadas devido ao não comparecimento dos pacientes. Em fevereiro, no primeiro mutirão realizado, o índice de faltas foi de 15%. A quantidade de ausências nos outros tipos de atendimento oferecidos neste sábado será calculada na segunda-feira (05).

A realização dos mutirões é uma estratégia da Secretaria da Saúde para reduzir a fila de espera por consultas e exames na cidade. Levantamento atualizado aponta que a demanda reprimida por consultas de especialidades médicas na rede municipal da saúde é de 38.141 atendimentos, principalmente acumulados nos últimos anos (desde 2013). Já na área de exames, a fila atual é de 37 mil atendimentos (desde 2014). 

Além dos mutirões na Policlínica, a Secretaria da Saúde de Sorocaba está trabalhando em uma outra ação que tem o objetivo de agilizar os atendimentos na área de especialidades. A capacidade desta outra estratégia será de 4 mil atendimentos mensais, por meio de mutirões nos bairros em uma proposta de descentralização das especialidades. Para este serviço, a Secretaria da Saúde assinou contrato no mês passado e a previsão de início dos atendimentos é no mês de julho.

O contrato prevê a instalação de três arenas para atendimentos em bairros. A primeira etapa já está em fase de planejamento, no Jardim São Guilherme e as outras duas unidades ficarão em outros pontos considerados estratégicos para o acesso da população.

Dados da Policlínica

No mutirão realizado na Policlínica neste sábado, foram ofertadas consultas médicas com especialistas nas áreas de dermatologia, otorrinolaringologia, ortopedia e traumatologia do adulto, urologia, cardiologia e pré-natal de risco. Os exames oferecidos foram de espirometria e ultrassom e também estavam previstos procedimentos cirúrgicos. Ao longo da semana, o número de agendamentos foi ampliado para 426 atendimentos e os pacientes foram acionados e confirmados pelas Unidades Básicas de Saúde.

Apenas para as consultas médicas, o total de pacientes marcados era de 280, mas, ao final dos atendimentos foram realizadas 232 consultas. As 48 ausências equivalem a 17% do total de consultas marcadas. O balanço total do mutirão, incluindo exames e pequenas cirurgias será calculado na segunda-feira. Quarenta profissionais trabalharam no mutirão, entre médicos e equipes administrativa e de apoio.

“Temos o grande desafio de reforçar os atendimentos nas áreas de especialidades, mas precisamos da colaboração dos usuários para isso. Além de não faltar a um atendimento agendado, pedimos que os pacientes mantenham seus cadastros atualizados, com telefones corretos nas UBSs para que possam ser chamados para os atendimentos”, pede o secretário da Saúde, Rodrigo Moreno.

 

Tags:, , ,