Unidade de tratamento de água terá capacidade ampliada em 58%
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio, e o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, Rodrigo Maldonado, lançaram na manhã desta quinta-feira (12/05) as obras de reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água “Eng. Celso Eufrásio Monteiro”, a ETA/Éden, que terá a sua capacidade operacional ampliada dos atuais 190 para 300 litros por segundo.
As obras serão executadas pela empresa Centro Projekt do Brasil, vencedora da licitação promovida pela autarquia, com prazo de dezoito meses para a conclusão das intervenções programadas. O contrato assinado tem valor de R$ 15.544.664,10, com recursos de financiamento da Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Saneamento para Todos (PAC2), e contrapartida da autarquia.
Instalada na avenida Conde Zeppelin, a ETA/Éden entrou em operação em 8 de maio 1982, e desde então passou por algumas adaptações, mas não com a abrangência e amplitude que a obra que está começando vai proporcionar.
De acordo com o projeto executivo da obra, as intervenções previstas abrangerão toda a estação, começando com a captação da água bruta na represa do Ferraz, localizada em frente a ETA. Nesse local, será instalada mais uma adutora e a atualmente existente será reformada, enquanto que a estação elevatória de água ganhará novos motores e bombas, de potência maior, permitindo mais velocidade e volume de água captada para tratamento.
Com a inclusão de mais uma adutora de captação, a ETA/Éden ganhará também uma estrutura divisora de vazão, além de mais um módulo de floculadores mecanizados, passando a contar com dois módulos desse equipamento responsável pela coagulação das impurezas presentes na água bruta.
A estrutura da ETA passará a contar também com um novo módulo de tratamento, formado por um decantador e quatro filtros rápidos de dupla camada. Essa estrutura de filtragem da estação ganhará maior eficiência com mais uma intervenção prevista nas obras de ampliação e reforma, que consistirá na implantação de um reservatório elevado de 400 mil litros, destinado especialmente para a lavagem dos filtros, e possibilitando maior qualidade da água distribuída à população.
Segurança, economia e adequação ambiental
Além de possibilitar a ampliação da capacidade de produção e qualidade da água, as obras de ampliação e reforma da ETA/Éden preveem também intervenções que permitirão maior nível de segurança, economia e adequação ambiental em suas operações.
No campo da segurança, a unidade passará a contar com uma bacia de contenção para o acondicionamento dos tanques de produtos químicos utilizados no processo de tratamento, com o objetivo de prevenir acidentes e proteger e o meio ambiente.
Para a otimização e economia das operações da estação, a ETA/Éden ganhará uma nova casa de química e de cloradores, e passará a contar com bombas dosadoras dos produtos utilizados. Ainda nesse processo de utilização dos produtos químicos, a estação de tratamento contará com novas bombas e mais potentes no processo de recirculação de água para as injeções de cloro, contribuindo para maior velocidade e eficiência do processo de tratamento.
No que diz respeito à preservação do meio ambiente, a ETA/Éden vai ganhar também um novo prédio de tratamento do lodo que é gerado no processo de tratamento da água, que vai permitir o acondicionamento químico, adensamento e desidratação mecânica do lodo por centrifugação, possibilitando um tratamento completo do subproduto gerado e sua disposição final adequada, dentro dos padrões estabelecidos pelos órgãos ambientais.