A versão preliminar do Plano Municipal pela Primeira Infância foi apresentada na manhã do último sábado (01/08), durante a realização da 3ª Oficina da Primeira Infância, no campus da Universidade de Sorocaba (UNISO). O encontro contou com a presença de aproximadamente oitenta pessoas, em sua maioria profissionais que atuam com o público infantil, especialmente nas áreas de educação, saúde e assistência social. Na ocasião, os presentes também puderam sugerir propostas e ações para integrar o texto do Plano.
No primeiro momento, o Comitê Municipal pela Primeira Infância, responsável pela elaboração do documento, relatou o histórico de todas as ações e iniciativas que culminaram com a elaboração do texto. Entre as ações estão a realização da Primeira e Segunda Oficinas, levantamento de dados e do diagnóstico de Sorocaba no que se refere à Primeira Infância, escuta das crianças e assessoria da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
Na sequência, o público presente se dividiu em grupos para a discussão dos temas: Educação Infantil, Mortalidade Infantil, Violência contra Criança, Assistência Social às Famílias, O Direito de Brincar e Diversidade.
A versão preliminar do documento encontra-se no site www.sorocaba.sp.gov.br/primeirainfancia[1] para consulta e, a partir desta sexta-feira (7), as sugestões feitas pelos grupos na Oficina de sábado estarão disponíveis no mesmo endereço.
O Comitê recebe até o dia 10 de agosto, pelo e-mail comiteprimeirainfancia@gmail.com[2], outras sugestões para o Plano.
A devolutiva do Comitê com relação às ações sugeridas pelos grupos e interessados está agendada para o dia 19 de setembro, das 9h às 12h, em local a ser definido.