Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/plenaria-devolutiva-cidade-viva-acontece-neste-sabado/
Acessado em: 30/11/2025 - 06h39

Plenária devolutiva “Cidade Viva” acontece neste sábado

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Secretarias finalizam análise de sugestões da população e resultado será divulgado no evento que acontece na Unidade Seminário

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio e os secretários municipais fazem, neste sábado (22), a apresentação das propostas aprovadas a partir daquelas encaminhadas pela população durante a Plenária Cidade Viva realizada no dia 18 de julho nas seis Casas do Cidadão de Sorocaba (Itavuvu, Ipanema, Éden, Nogueira Padilha, Brigadeiro Tobias e Ipiranga). Elas serão conhecidas em plenária devolutiva que acontecerá, das 8h30 às 12h, no auditório da Unidade Seminário, na Avenida Dr. Eugênio Salerno, 140, Centro.

As propostas que forem aprovadas, dentro da viabilidade, podem ser incluídas no projeto que a Prefeitura enviará à Câmara neste segundo semestre do 2105, referente ao Orçamento Municipal de 2016.

As secretarias municipais finalizam a análise das últimas sugestões e a Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), responsável por todo o processo, está consolidando o material para ser apresentado à população. “Há muitas propostas que são parecidas, então todas estão sendo sistematizadas. Elas enfocam, basicamente, questões envolvendo novos investimentos ou serviços de rotina”, explica Priscila Alves de Souza, do Escritório de Projetos das SPG.

Os interessados podem participar da plenária devolutiva independente de terem ido ou não à Plenária Cidade Viva ou de terem apresentado alguma proposta. “Na ocasião, só serão apresentadas as propostas aprovadas. Não haverá possibilidade de apresentar novas sugestões ou debater alguma”, esclarece Priscila.

Propostas

Durante a Plenária Cidade Viva foram recebidas 678 propostas, provenientes de 419 munícipes. Desse total de sugestões, 521 foram apresentadas de forma presencial na Plenária Cidade Viva, por 364 pessoas, e outras 157 via internet, por 55 munícipes.

O maior número de propostas foi recebido na unidade Ipanema (112), seguida da unidade Itavuvu (108), Ipiranga (93), Éden (73), Brigadeiro Tobias (68) e Nogueira Padilha (67).

As propostas foram encaminhadas automaticamente para a caixa de entrada 156 da secretaria responsável pela demanda. Entre as cinco primeiras, a Secretaria de Serviços Públicos (Serp) foi a que recebeu maior número de demandas, com um total de 187. Depois vem a Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), com 121; e a Urbes – Trânsito e Transportes, com 102; a Secretaria da Saúde (SES), com 52, e a Secretaria de Governo (SEG), com 51.

Este é o segundo ano consecutivo que a Plenária Cidade Viva é realizada no atual formato. Antes, desde que surgiu em 2006, a iniciativa era chamada Prefeito no Bairro e consistia numa reunião por semana em cada região do município. A mudança no sistema serviu para otimizar e agilizar a análise das propostas e respostas quanto às demandas da população, aponta a SPG.