Objetivo é aproximar mais a população do Poder Público e coletar propostas para serem implementadas no Município
A Prefeitura de Sorocaba promove no próximo dia 18 de julho mais uma edição da Plenária Cidade Viva. O evento ocorrerá de forma simultânea nas seis unidades da Casa do Cidadão (Itavuvu, Ipanema, Éden, Nogueira Padilha, Brigadeiro Tobias e Ipiranga), das 8h30 às 12h. Na ocasião, o munícipe poderá conversar com representantes da Administração Municipal, inclusive com os secretários do governo, e sugerir propostas de ações para serem implementadas no município. O prefeito Antonio Carlos Pannunzio visitará todos os pontos do encontro ao longo do dia.
A população poderá apresentar suas demandas referentes a cada área, seja saúde, transporte, educação, meio ambiente, saneamento básico, dentre outros. O registro do pedido deverá ser feito no dia da Plenária, a partir das 8h, em guichê instalado em cada Casa do Cidadão, ou previamente por meio de preenchimento de formulário já disponível no portal da Prefeitura de Sorocaba, pelo link www.sorocaba.sp.gov.br/cidadeviva[1]
“O objetivo é aproximar a população do Poder Público. É importante a participação da população, pois este é o canal pelo qual o munícipe pode fazer propostas para serem incluídas no orçamento do município para o ano de 2016”, explica o Rubens Hungria de Lara, que desde terça-feira (30/06) está à frente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), mas que atuava como secretário de Planejamento e Gestão (SPG), cuja pasta está responsável pela coordenação e gerenciamento da Plenária Cidade Viva.
As propostas apresentadas pela população serão encaminhadas para as secretarias afins, onde serão analisadas, uma a uma, quanto à viabilidade e possibilidade de serem incluídas no projeto de lei que a Prefeitura enviará à Câmara no segundo semestre de 2105, referente ao Orçamento Municipal do próximo ano. “Haverá um envolvimento de todas as secretarias, embora seja a SPG que esteja na dianteira desse processo”, destaca Rubens.
Devolutiva e divulgação
Para o dia 22 de agosto está agendada uma plenária devolutiva no auditório da Unidade Seminário da Prefeitura (Av. Eugênio Salerno, 140, Centro), também das 8h30 às 12h, com a participação do prefeito em tempo integral. Na oportunidade serão apresentadas as propostas aprovadas e esclarecidas dúvidas dos participantes. Posteriormente, via correio, a Administração Municipal encaminhará respostas a cada proposta feita na plenária. “Vamos responder todas, ninguém ficará sem resposta”, assegura Rubens.
Uma campanha de divulgação da Plenária Cidade Vida teve início nesta quarta-feira (1º), com o propósito de chamar a população para que participe da ação. Haverá divulgação por meio de busdoor, faixas nas ruas, cartazes e folhetos distribuídos nas Casas do Cidadão e em prédios públicos. Também haverá veiculação de publicidade na mídia.
Histórico
Este é o segundo ano consecutivo que a Plenária Cidade Viva é realizada no atual formato. Antes, desde que surgiu em 2006, a iniciativa era chamada Prefeito no Bairro e consistia numa reunião por semana em cada região do município. “A mudança serviu para otimizar e agilizar a análise das propostas e o encaminhamento das respostas do Poder Público quanto às demandas da população”, relembra Rubens.
A mudança no sistema foi sugerida pelo então secretário de Habitação de Sorocaba, Flaviano Agostinho de Lima, que hoje responde pela Secretaria da Educação (Sedu), com base em metodologia usada durante a 7ª Conferência Municipal da Saúde, realizada em 2013.
A realização de um evento do tipo, anualmente por parte dos municípios, está prevista no Estatuto das Cidades. “Mas não é por ser uma obrigação apenas que vamos realizar a Plenária. Nosso foco é na participação maciça da população, de forma a contribuir na elaboração de políticas públicas e apontado o que considera importante e demanda investimento do Município”, finaliza.