Em torno de vinte crianças do 3º ano da EMEIEF “Aurora Fontes”, de Votorantim, participaram na manhã desta quarta-feira (dia 25) do plantio de cem árvores no entorno do Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba), localizado na Avenida Dom Aguirre, em frente ao Poupatempo. A ação ambiental intermunicipal foi realizada pelas Prefeituras de Sorocaba e Votorantim, por meio de suas Secretarias do Meio Ambiente (Sema), visando a recuperação da mata ciliar que tem entre suas funções, proteger as margens do rio da erosão, controlar a temperatura do manancial e servir como refúgio da fauna.
“A recuperação da mata ciliar é uma ação ambiental prioritária, que impacta diretamente na qualidade de vida da população de todos os municípios que compõem a bacia do rio Sorocaba”, destaca Clebson Ribeiro, secretário do Meio Ambiente de Sorocaba.
Em Votorantim, a mesma ação ocorreu com os alunos do CEI-10 (Aparecidinha), que fizeram o plantio de duzentas árvores na Avenida Reverendo José Manoel da Conceição, no bairro Protestantes, em Votorantim, próximo à sede da Concessionária Águas de Votorantim.
Após a ação, a equipe de apoio da Secretaria do Meio Ambiente plantou as mudas que não foram plantadas pelas crianças. A atividade fez parte da programação especial em comemoração ao Dia do Rio Sorocaba e ao Dia Mundial da Água, ambos celebrados no último domingo (dia 22).
Como foi a ação ambiental
Antes de colocar a mão na terra e plantar as árvores às margens do rio Sorocaba, a garotada de Votorantim pôde conhecer o Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba. No espaço educativo, eles puderam observar uma maquete topográfica do rio Sorocaba no perímetro urbano de Sorocaba e Votorantim, que mostra exatamente todo o percurso do manancial e seus afluentes desde a Represa de Itupararanga, em Votorantim, até o Parque São Bento, na Zona Norte de Sorocaba.
As crianças ainda conheceram o diorama da flora local e alguns exemplares taxidermizados (empalhados) da fauna que habita o rio, como o cascudo, cará, traíra, lontra, ratão-do-banhado, biguá, anu-branco, frango d’água e a garça-branca.
Para a professora Fernanda Maria da Costa, a atividade foi maravilhosa. “Achei muito interessante. É importante para as crianças verem de fato o que eles aprendem na sala de aula. Já tratei com eles sobre o tema água, principalmente pelo fato da crise hídrica que o Estado de São Paulo está passando e a questão da economia da água em casa”, comentou.
Após a visita ao CEA Rio Sorocaba, à sombra de uma aroeira-salsa, eles ainda participaram de um bate-papo sobre a importância da arborização às margens do rio Sorocaba.
“Vou ser um plantador de árvores”
Uma das crianças a participar da ação ambiental foi João Henrique Santana Queiroz, de 8 anos, morador do bairro Vila Nova Votorantim. Com auxílio de um dos monitores da Secretaria do Meio Ambiente, ele plantou mais de cinco árvores no local e estava bastante animado. “Achei muito legal participar. Aqui eu aprendi que a gente tem que cuidar do meio ambiente”, afirmou. Questionado sobre o que ele quer ser quando crescer, a resposta veio rapidamente: “Vou ser um plantador de árvores”.
Para Carolina Barisson Sodré, gestora de Desenvolvimento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, realizar uma ação ambiental com o auxílio das crianças é muito importante para envolvê-las na preservação do meio ambiente, desenvolver a consciência ambiental e trabalhar a questão da cidadania. “Participando da ação, as crianças se sentem parte do processo e quando passarem por aqui vão se lembrar, sempre, que elas participaram deste plantio e contribuíram para o meio ambiente”, finaliza.