Plano Verão 2015/2016 registra menor volume de chuva na cidade

Por: Claudia Volpe – cvolpe@sorocaba.sp.gov.br

A Defesa Civil encerrou o Plano Verão com 48.4 mm a menos comparado ao mesmo período do ano anterior

 

De acordo com Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), entre dezembro 2015 a março de 2016, Sorocaba registrou um acumulado de 1.439 milímetros de chuva. Durante o Plano verão, Sorocaba registrou 460mm de chuva em dezembro; 284,5mm em janeiro; 359mm em fevereiro; e 335,5mm em março. O volume é 48.4mm menor do que aquele comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.487,4 milímetros de chuva. O Plano vigora entre o primeiro dia de dezembro do ano anterior, até 31 de março do ano seguinte.

Para que as comissões municipais se mantenham preparadas para atuar previamente no período do ano em que costuma registrar maior índice de chuva, o governo paulista organiza o Plano Verão. A ação simultânea das Defesas Civis do estado de São Paulo que tem por objetivo desenvolver e executar ações de prevenção às comunidades em geral e cada município ou região se organiza de acordo com suas características.

Entre dezembro e março desde ano, a Defesa Civil de Sorocaba atendeu a 26 casos de vistorias por deslizamentos; 86 quedas de árvores, 7 destelhamentos, 182 vistorias por alagamentos, 05 quedas de muros, 01 vistoria por desabamento, 131 vistorias por danos estruturais, 22 vistorias por infiltração, 04 vistorias por incêndio em imóvel, 139 avaliações em área de risco, 33 famílias atendidas com entregas de materiais e 116 chamadas sem especificação.

De acordo com o coordenador geral da Comdec, Roberto Montgomery Soares, este verão foi bastante parecido com aquele do ano anterior, comparado ao acumulo de chuva. Entretanto, de acordo com os levantamentos e relatório final das atividades, desta vez não houve grandes prejuízos à população. Os maiores problemas registrados ocorreram no Parque das Águas e no Vitória Régia. Outro incidente, onde um garoto de 14 anos foi arrastado pela correnteza de um córrego, acabou não se configurando numa tragédia, mas serviu de alerta para os cuidados mediante a força da água em córregos, por exemplo. “O local mais prejudicado foi o Parque das Águas e Avenida 15 de Agosto, assim como o bairro parque Vitória Régia e Maria do Carmo, onde as vias foram totalmente interditadas por conta da subida do rio e consequente invasão da água. Não houve desabrigados, porém alguns familiais tiveram perdas materiais e um garoto de 14 anos, que foi arrastado pela correnteza do córrego Lavapés e teve escoriações pelo corpo, além de ficar em estado de choque, mas foi socorrido a tempo pela Guarda Civil Municipal”, lembrou.

Em Sorocaba o monitoramento pluviométrico acontece em seis pontos considerados de risco (Cerrado, Éden, Jardim Abaeté, Alto da Boa Vista, Bairro dos Morros e Rio Sorocaba). Junto com a Defesa Civil, atuam durante o Plano Verão a Guarda Civil Municipal (GCM), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Secretaria de Serviços Públicos (Serp), Urbes Trânsito e Transportes, Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) Corpo de Bombeiros e dos voluntários do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudecs).

Tags:, ,