Plano Verão 2015-2016 entra em vigor no dia 1º de Dezembro
Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br
As ações da Defesa Civil de Sorocaba visando prevenir e mitigar possíveis problemas com o período mais chuvoso do ano serão apresentadas à sociedade nesta quinta-feira (26), durante o lançamento do “Plano Verão 2015-2016”, uma ação simultânea das Defesas Civis paulistas, sob a coordenação da Defesa Civil Estadual.
Em solenidade marcada para às 13h30, no Salão de Vidro da Prefeitura de Sorocaba, a Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) fala sobre as estratégias de trabalho que visam a preservação de vidas e a redução de riscos e danos humanos, materiais e ambientais junto às comunidades. A Plano vigora entre 1º de dezembro e 31 de março de 2016, período no qual são deflagrados os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs) prevendo escorregamentos e inundações.
Sorocaba apresenta 88 pontos críticos mapeados e suscetíveis a problemas decorrentes de altos índices de chuva; são 41 áreas de alagamento, 21 sujeitas à inundação e 26 a deslizamentos. Monitorados frequentemente, esses locais apresentam classificação ‘2’ em termos de ocorrência e são considerados de médio impacto.
Entretanto, por conta da previsão de longos períodos de chuva que serão causados pelo fenômeno climático “El Niño”, responsável pelo aquecimento das águas de superfície do Pacífico e já é considerado o pior dos últimos quinze anos pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), da Organização das Nações Unidas (ONU), Sorocaba e a região deverão aumentar seu estado de alerta para desastres naturais.
Índice menor
A partir desta edição do Plano Verão, Sorocaba terá reduzido seu índice de alerta para desastres naturais relacionados às chuvas. Até agora, o estado de alerta era deflagrado quando se atingia 80mm de chuvas acumuladas em 72 horas. O número caiu para 60mm e, de acordo com o coordenador da Defesa Civil de Sorocaba, Roberto Montgomery Soares, decorreu de uma avaliação técnica do Instituto Geológico (IG) do Governo do Estado e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) indicando que a situação do solo do município e da região, que retém muita umidade, aliada à previsão de intensas e duradouras chuvas, determinaram a diminuição. Assim, quando o município atingir 60mm num prazo de três dias seguidos, Sorocaba entra em ‘estado de alerta’ para escorregamentos. “Até 59,99mm estamos em estado de atenção. A partir disso, todos os organismos que integram a Defesa Civil, secretarias, voluntários, NUDEC’s e parceiros são acionados”, explicou Montgomery. Um volume maior que 60mm também acarretará o trabalho de vistoria das áreas de risco.
Em todo o Estado serão operacionalizados nove planos preventivos que abrangem os 175 municípios mais vulneráveis do Estado, sendo um específico para inundações (Vale do Ribeira, com dezessete municípios) e sete para escorregamentos (Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, Região de Campinas, Região de Sorocaba e Região de Itapeva, com 171 municípios). Além destes municípios, todos os demais são diariamente monitorados e assistidos pela Defesa Civil Estadual.
Tags:Defesa Civil, Plano Verão
